segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Twitter briga pelo direito da palavra tweet



A Rede Social Twitter, famosa por ser uma rede de mensagens rápidas por terem poucos caracteres (apenas 140), vem travando a justiça uma batalha para conseguir os direitos da palavras Tweet, referência em inglês ao tuíte brasileiro, o post da Rede Social. Essa informação vem do blog americano TechCrunch. O site afirma que o microblog está processando a Twittad, para impedir que a empresa registre a expressão “Let Your Ad Meet Tweets”. O Twitter alega que a Twittad explora a associação que a marca Tweet e a empresa Twitter tem com o publico. “Além disso, o uso ameaça bloquear a Twitter do legítimo uso de sua própria marca”, dia a ação judicial a qual a TechCrunch teve acesso.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Censura em pleno século XXI

Muitas propagandas foram tiradas do ar e outras nem chegaram a ser veiculadas, por conta de terem sido censuradas por seu conteúdo. Censura em pleno século XXI é algo até estranho de se comentar, mas quando o assunto é propaganda as regras muitas vezes são bem severas. Aqui no Brasil existem alguns limites aos quais os criadores devem se deter. Atualmente o comercial da Hope com a atriz Gisele Bündchen é o alvo das reclamações e acusações do Governo de desrespeito à mulher. A SPM, a empresa responsável pela criação do comercial, está disposta a retirar o comercial do ar. Outro exemplo recente de comercial censurado foi das Havainas, onde a avó falava de sexo abertamente com a neta. Outro exemplo ainda que ficou muito famoso nos últimos tempos é o da cerveja Devassa, que logo após ter sido retirado da televisão, foi um sucesso em acessos pela internet. Muitos limites devem ser respeitos e se alguém se sentir ofendido por alguma propaganda tem o direito de reclamar junto ao Conar(Órgão responsável por fiscalizar as propagandas). Feita a reclamação, eles irão averiguar e se a reclamação tiver fundamento será vetada a veiculação do comercial. Liberdade de expressão? Nem tanto assim. Tudo na vida tem limites, até na hora de fazer propaganda.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Biruta muito mais que biruta


A Biruta não se designa uma agência de publicidade, porém vem crescendo no mercado devido a trabalhos publicitários junto com marcas conhecidas. A Biruta Idéias Mirabolantes é uma empresa que inova no setor de divulgação, sempre prezando a criatividade, ela vem desenvolvendo projetos inovadores e formas bem diferentes de fazer propaganda. Sua especialidade tem sido o marketing de guerrilha, especialmente aqueles que arrastam multidões nas ruas. Atualmente, a associação com a Ampla vem possibilitando que as cidades do interior do estado do Rio de Janeiro possam conhecer o trabalho fantástico que essa empresa faz. A idéia é levar um pouco da magia do natal para as cidades mais afastadas que não podem contemplar o encanto oferecido nas grandes metrópoles. Assim, um ônibus diferente tem circulado pelas cidades do interior apresentando cantos natalinos com o coral dos alunos do Colégio Ciep de Magé. Mais uma vez a Biruta dá um show de criatividade e emoção.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

João Anzanello Carrascoza


O premiado redator, escritor e professor universitário nasceu em Cravinhos, interior de São Paulo, e reside na capital desde 1980. Já publicou diversos livros de contos como o Hotel Solidão, O vaso azul, Duas tardes, Meu amigo João e Dias raros, que foram selecionadas para compor O volume do silêncio. Foi escolhido para representar o Brasil na Antologia de Contos Breves Latino-Americanos, publicada em mais de dez países, sob o patrocínio da Unesco. Recebeu alguns dos mais importantes prêmios literários do Brasil, entre eles, destaca-se o Guimarães Rosa - Radio France Internationale. Carrascoza se destacou também no meio publicitário e é autor do livro Processo criativo em propaganda e intertextualidade no qual traz a reflexão sobre o processo criativo na propaganda em geral. Atualmente, além do ofício de escritor, é publicitário e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Havaianas e TPM


A Havaianas encontrou um jeito diferente, divertido e muito engraçado de tratar um dos maiores problemas da sociedade, tanto para mulheres quanto para homens, a TPM. No comercial o ator Rodrigo Lombardi está sentado em um restaurante quando sua mulher chega e ele começa a gesticular, despejando um monte de reclamações, e uma delas é que ela não reparou nas Havaianas novas dele. Ela não entende nada e pergunta o que está acontecendo. Ele, com muita irreverência, apenas responde que estava mostrando como é uma mulher com TPM. Mais uma vez, a marca consegue arrancar gargalhadas dos telespectadores. A empresa se consagrou em campanhas voltadas para o humor e sempre usa uma personalidade para estrelar seus comerciais, assim, a identificação dos consumidores com o produto é bem maior. Com um estilo muito interessante de fazer propaganda, usando elementos do dia a dia para falar com as pessoas, ela consegue tocar o público mostrando o cotidiano de uma pessoa normal. Estilo próprio, irreverência e muito, muito humor, a Havaianas tem de sobra.