quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Censura em pleno século XXI

Muitas propagandas foram tiradas do ar e outras nem chegaram a ser veiculadas, por conta de terem sido censuradas por seu conteúdo. Censura em pleno século XXI é algo até estranho de se comentar, mas quando o assunto é propaganda as regras muitas vezes são bem severas. Aqui no Brasil existem alguns limites aos quais os criadores devem se deter. Atualmente o comercial da Hope com a atriz Gisele Bündchen é o alvo das reclamações e acusações do Governo de desrespeito à mulher. A SPM, a empresa responsável pela criação do comercial, está disposta a retirar o comercial do ar. Outro exemplo recente de comercial censurado foi das Havainas, onde a avó falava de sexo abertamente com a neta. Outro exemplo ainda que ficou muito famoso nos últimos tempos é o da cerveja Devassa, que logo após ter sido retirado da televisão, foi um sucesso em acessos pela internet. Muitos limites devem ser respeitos e se alguém se sentir ofendido por alguma propaganda tem o direito de reclamar junto ao Conar(Órgão responsável por fiscalizar as propagandas). Feita a reclamação, eles irão averiguar e se a reclamação tiver fundamento será vetada a veiculação do comercial. Liberdade de expressão? Nem tanto assim. Tudo na vida tem limites, até na hora de fazer propaganda.