sexta-feira, 27 de abril de 2012

Campanha da Havaianas no exterior



A Havaianas, como todo mundo sabe, é uma empresa brasileira. De uns tempos para cá, seu sucesso tem sido tão grande no exterior, que campanhas grandes serão lançadas a partir do mês de abril nos países norte americanos. Serão vinculados em revistas, outdoors e nos stands de vendas. Com um conceito diferente do usado aqui no Brasil, dois fotógrafos americanos foram contratados para fazer as imagens dessa nova campanha. David LaChapelle e Miles Aldridge, se associaram à agência brasileira AlmapBBDO, para juntos produzirem esse novo conceito em propaganda, que promete “abalar” os americanos. Lá fora, como dito antes, será usado um novo estilo para a Havaianas, deixando de lado o humor estrelado por artistas famosos como mostram as campanhas aqui no Brasil. No exterior a marca apostou num conceito voltado para a sensualidade e vitalidade, como mostram as imagens abaixo, apresentando imagens bem coloridas e chamando a atenção. Isso tudo é para tentar agradar os americanos, que tem uma cultura diferente da nossa. Com o slogan “Original as you” espera-se que o mesmo sucesso tido no Brasil seja alcançado pela marca lá fora.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O desafio da mudança


Mudar no mundo empresarial é bom ou ruim afinal? A resposta para essa pergunta é muito relativa. Às vezes a mudança vem para tirar a marca de uma estagnação beirando a falência. Nesse sentido é super válido se reinventar, fazer o novo. Mas na maioria das vezes esse ato pode ser cruel, levando a empresa à extinção. A Havaianas é um exemplo bem sucedido de mudança. Nesse caso, era preciso, pois o conceito havia mudado e com isso a marca precisava de um reposicionamento no mercado. Porém a maioria das empresas, principalmente as mais antigas, são mais conservadoras no aspecto mudança como exemplos de empresas que sempre estão inovando dentro do conceito antigo, a Coca-Cola. Elas geralmente preferem algo mais sutil, sem afetar a estrutura da marca. Temos e a Louis Vuitton. Para Bruno Mello, o desejo de mudança e inovaçãos era constante em sua vida até começar a trabalhar como diretor executivo do Mundo Marketing. Lá ele tem aprendido o valor da imagem passada ao longo dos anos e como isso é importante para uma marca ser lembrada.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo (Exposição)





Uma das mais renomadas artistas da vanguarda brasileira está em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil. Tarsila do Amaral está com uma exposição individual, fato que não ocorria há 40 anos no Rio de Janeiro, intitulada Percurso Afetivo. Entre os dias 14 de fevereiro e 29 de abril, no 2° andar do prédio do CCBB, no centro do Rio de Janeiro. Uma ótima pedida é visitar e apreciar esse acervo de belas obras de arte. Com curadoria de Carlos Abdalla e Tarsilinha do Amaral.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Monteiro Lobato (1882-1948)


Esta semana, no dia 18 de maio, foi comemorado o dia de Monteiro Lobato. Um dos maiores autores e escritores do século XX da literatura brasileira. Nascido em Taubaté, no estado de São Paulo, ele estudou e se formou em direito, exercendo a função de promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança de seu avô. Diante de um novo estilo de vida, passou a se dedicar a escrever. Seus primeiros contos foram publicados em jornais e revistas Também trabalhou como redator publicitário. Criou o personagem Jeca Tatu, que era um trabalhador cansado e doente, que posteriormente teria uma adaptação para estrelar os folhetos publicitários do Biotônico Fontoura, a personagem Jeca Tatuzinho. Numa época onde os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, passou a ser editor também, implantando uma série de inovações nos livros didáticos e infantis. Utilizava uma linguagem simples para escrever, conquistando assim o posto de precursor da literatura infantil no Brasil. Sua principal criação é o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Seus personagens se tornaram eternos, como: Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde, Dona Benta, Saci Pererê, entre outros. Estas estórias se tornoaram tão famosas que foi criada uma versão para a televisão e ao longo dos anos foram feitas várias versões da série. Mesmo com o passar de gerações, o Sítio e Monteiro Lobato se fazem presentes como nunca na vida dos brasileiros. Uma obra rica em fantasia, aventura e muita imaginação, que agrada crianças de todas as gerações.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Felipe Neto e sua Parafernalha


Ontem, dia 18 de maio de 2012, no teatro Dina Staff na Universidade Gama Filho em Piedade, aconteceu um papo interativo com a galera da Parafernalha, empresa do ator eblogueiro, Felipe Neto. Ele ficou famoso em 2010, quando começou a postar vídeos na internet de caráter crítico a diversos assuntos, de maneira humorística. Desde então a febre do “Não faz sentido” se espalhou, fazendo o atualmente empresário estrelar até um programa na televisão, “Até que faz sentido” no canal Multishow. Há mais ou menos oito meses, Felipe Neto teve a ideia de criar a Parafernalha, uma produtora de vídeos para a internet. O evento contou com a presença de oito dos integrantes da equipe, falando sobre a experiência de trabalhar com entretenimento e humor na internet. De maneira bem humorada eles encantaram a plateia. A produção do evento ficou por conta da Gama Júnior, empresa de consultoria da Gama Filho, que prometeu organizar mais eventos como esse do “Papo Gama” ao longo do ano, trazendo personalidades para debater sobre os mais diversos assuntos. Então, atenção alunos! Fiquem atentos às programações dos eventos. Mais informações: www.gamajr.com.br e www.parafernalha.com.br

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Museu das Telecomunicações


Uma boa opção de passeio é visitar o Museu das Telecomunicações no OiFuturo, no bairro do Flamengo. A exposição permanente mostra em audiovisual e também de outras formas, o surgimento de tecnologias na comunicação. É possível ver também as tendências tecnológicas para o mercado atual. Uma exposição muito interessante que junta o mundo das tecnologias com o mundo das comunicações. O museu funciona de terça a domingo, das 11h às 19h. A classificação é livre e a entrada é franca. Conta também com um espaço para educadores, oferecendo cursos e material didático. O museu oferece nas quintas às 18h, uma visita orientada, onde um guia passeia por todas as exposições do museu explicando e comentando sobre elas.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Young & Rubicam (Y&R)


Nasceu em 1923 nos Estados Unidos, fundada por John Our Young e Raymond Rubicam. Atualmente existem 163 escritórios espalhados por 81 países nos cinco continentes. A Young&Rubicam é líder no ranking das agências há nove anos consecutivos, de acordo com o Instituto Ibope Monitor. Presidida por Marcos Quintela, a Y&R conta com mais de 450 colaboradores. Em 2004 entrou no hall das 100 melhores empresas para se trabalhar. Aqui no Brasil, desde 2004, a Y&R é controlada por outra empresa, o Grupo NewComm, um dos principais grupos de comunicação do Brasil e da América Latina, fundado pelo empresário Roberto Justus. Em 2011 a NewComm anunciou a sociedade entre Justos e o presidente da Y&R mundial, Quintela. A principal conta da empresa é da Casas Bahia, que é simplesmente a maior anunciante do país. Com isso percebe-se o porquê desta empresa ser considerada a melhor agência há tantos anos seguidos aqui no Brasil.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sprite lança campanha com trilha sonora composta por consumidor


No dia 10 de abril, começará a vincular na televisão o novo comercial do refrigerante Sprite. O interessante nesse comercial é que a trilha sonora foi composta por um consumidor. Essa campanha lançada pela agência WMcCann, vinha desde o ano passado propondo aos consumidores uma participação ativa no comercial da marca. Qualquer um poderia compor uma música e enviar para a empresa. A composição deveria passar por um processo seletivo e a melhor de todas seria veiculada numa propaganda em rede nacional.

O campeão foi o paulistano, estudante de computação gráfica de 18 anos, Lucas Gabriel Domingues. Sua inspiração para a composição foi nada mais nada menos do que a movimentada Av. Paulista, onde há encontros de diversas tribos e inclusive de skatistas. O nome da música é “Mandando bem nas ideias”, com estilo eletrônico, de gosto do autor. Essa foi mais uma ideia inovadora da WMcCann, fazendo com que o público cada vez mais participe ativamente dos comercias. Essa é uma das novas tendências do mercado, onde o consumidor opina na produção, distribuição e na propaganda de mercadorias.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Anuário de Criação


Em sua 36º edição, o anuário de criação é um livro com as principais propagandas do ano, eleitas por profissionais da área. Este ano, além de expor os trabalhos dos colegas, o anuário vem colocar também uma discussão sobre o excesso de burocracia, que acaba por prejudicar a criação. A escolha do tema e assinatura do projeto do livro é do diretor de arte João Linneu, que fez uma pesquisa dos documentos que circularam ou circulam nos corredores do mundo corporativo. O anuário conta esse ano com 600 páginas cheias de formulários datilografados, carimbos diversos, impressões matriciais, papéis de gramaturas distintas, entre outras coisas. A capa do livro deste ano faz lembrar um arquivo morto, mas de morto ele não tem nada. O livro, que tem mais de três décadas, nessa edição mostra de maneira bem humorada e com bastante riqueza gráfica o quanto o mundo publicitário pode ser afetado por conta dos excessos burocráticos. "Desta vez, o Anuário servirá não só para homenagear os heróis sobreviventes da propaganda, mas também para falar que o meio está cada vez mais burocrático. O que eu considero mortal para a intuição", diz Eduardo Lima. Eduardo é diretor já pelo segundo mandato do CCSP, o mais antigo clube publicitário do Brasil. O anuário, devido ao seu sucesso todos esses anos, é considerado uma referência tanto para os profissionais da área quanto para outros.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pepsi: Para nossa alegria


Depois do sucesso estrondoso na Internet, a família “para nossa alegria”, como ficou conhecido o trio liderado por Jefferson Barbosa, se tornou parceira da Pepsi. Essa parceria surgiu após os mais de 15 milhões de acessos do vídeo da família no Youtube. A Pepsi lançou um desafio em sua homepage no Facebook, onde Jefferson anuncia que se a página chegar a 500 mil acessos ele e sua família de cantores irão lançar um novo sucesso. Essa foi mais uma jogada criativa de marketing da Pepsi, buscando no dia-a-dia situações engraçadas e personalidades instantâneas para estrelar seus comercias e propagandas. Com certeza essa história ainda vai render muito.