quarta-feira, 14 de novembro de 2012

QR Codes



Bem conhecidos pelo público, especialmente pelos usuários de smartphones e tablets, os QR Codes estão cada vez mais presentes em anúncios, cartazes, e até mesmo em embalagens. Usados corretamente, podem gerar resultados bem interessantes, devido à sua interatividade.
O nome QR Code  vem da expressão “Quick Response Code”, cuja origem é um código com tecnologia aberta desenvolvido em duas dimensões. Existem muitos outros que são comercializados por empresas proprietárias, como o BeeTagg, cujo uso no Brasil parece estar aumentando - atualmente já foram baixados mais de sete milhões de leitores do código.
Para Cristina Duclos, diretora de Comunicação e Imagem da Vivo, o uso dos QR Codes é fundamental pois remete à própria essência da Vivo: “como uma empresa de tecnologia, temos a obrigação de nos associarmos às novidades”.
O QR code chegou também à televisão. A Sony, por exemplo, começou a  exibir códigos bidimensionais em suas programação.
No entanto, apesar do sucesso, alguns especialistas acreditam que ele será substituído em breve por outra tecnologia antes mesmo de se tornarem corriqueiros aqui no Brasil. Segundo Marcelo Tripoli, CEO da iThink, o reconhecimento de imagens chegará em software instalado nos próprios aparelhos.
Enquanto isso não acontece, a Coca-Cola conseguiu criar uma campanha durante a última edição da Eurocopa que gerou mais de dois milhões de acessos. Certamente, foi uma campanha que atingiu seu objetivo.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Blog da AGEXP está de cara nova


Para compor o novo visual do blog da Agexp foram utilizados trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Publicidade. O objetivo era fazer um anúncio de algum produto utilizando como inspiração o estilo de alguns artistas como William Morris, Lester Beall e da escola alemã Bauhaus.

O anúncio das Havaianas foi inspirado no trabalho de Morris, que utilizava pinturas de papel de parede e ornamentações medievais na sua obra, sendo que a aluna buscou modernizar o estilo do autor no seu trabalho.

Outra dupla de alunas realizou um cartaz sobre a Pepsi seguindo as características da Bauhaus, utilizando colunas inclinadas, mas para destacar o produto elas optaram por abrir mão das cores primárias e utilizaram as cores da lata do produto.

Outro trabalho sobre o mesmo tema buscou dar bastante destaque ao produto, aproveitando as formas geométricas do estilo para compor o visual, utilizando o gelo como elemento, já que ele pode ser associado tanto com o estilo como também com o produto.

O trabalho sobre a Coca Cola buscou como referência as obras de Lester Beall, que em seus trabalhos exaltava seu nacionalismo utilizando cores e formas que lembram a bandeira dos Estados Unidos, além de em alguns casos utilizar a silhueta de objetos, artifício também foi usado pelo aluno com a garrafa da Coca Cola.

A foto dos ursinhos foi uma produção dos alunos da AGEXP para uma campanha de doação de agasalhos, os próprios alunos levaram os ursinhos e o agasalho e tiraram a foto.

O cartaz da Monalisa também foi feito pela AGEXP para o XI Gamacom, realizado no ano passado, que tinha como tema comunicação, arte e entretenimento. A foto da Monalisa com os objetos saindo de sua cabeça representou muito bem o tema do Gamacom daquele ano.

A gente entrega o seu download

A campanha “A gente entrega o seu download” mostra de forma criativa e divertida situações reais do serviço da locadora Cine 24 Horas, onde pessoas que fazem o download no site da locadora recebem a versão física do filme entregue na sua casa antes do download ser concluído.

Tudo começou quando, assim como as grandes locadoras, a Cine 24 Horas começou a ter o número de aluguéis de filmes diminuídos devido à popularização dos Downloads ilegais, em face disso ela resolveu fazer uma campanha de Marketing que mostra as vantagens de se alugar os filmes na locadora ao invés de fazer o Download da internet.

A locadora criou um blog que permitia fazer downloads gratuitos de filmes e enviou o link aos clientes que já eram cadastrados, mas que há muito tempo não alugavam nenhum filme. Através do download a locadora descobria as preferências dos clientes e assim que o download começava um funcionário levava uma cópia para o cliente.

Isso se tratava de uma ação de Marketing da locadora, que filmava a reação das pessoas ao receberem o DVD em casa. A idéia era mostrar as vantagens de se alugar um filme, já que a qualidade do DVD era superior aos dos baixados da internet, além de ser mais rápido alugar o filme do que fazer o Download.