segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Yara Militão




Yara Lucia Militão Marques é Bacharel em Comunicação Social pela SUAM / RJ, com especialização em Publicidade e Propaganda. Iniciou sua carreira em publicidade como Estagiária na agência Caio Domingues e Associados no ano de 1978. Durante sua carreira profissional passou por agências como a Brasil America Publicidade, Leão Ramos Comunicação, Cult Comunicação, Giovanni, DRAFTFCB e atualmente trabalha como Diretora de Mídia da TOME Group. Ela ainda tem em seu currículo o prêmio Destaque Profissional do Ano – 1998 pela Associação Brasileira de Propaganda (ABAP) e o cargo de Diretora de Projetos Especiais do Grupo de Profissionais de Mídia do Rio de Janeiro e está atualmente no Conselho Superior. Com todo potencial que essa Profissional tem, a AGEXP foi atrás e traz para você uma entrevista exclusiva sobre o mercado de mídia atual e a experiência profissional que ela tem.


Agexp: Qual a importância do profissional de Mídia dentro da Agência de Propaganda?
Yara: Não tenho uma única definição sobre a importância, porque são muitas as atribuições e responsabilidades deste profissional. Estar sempre atualizado, bem relacionado e antenado com o que está acontecendo no mundo. Espera-se de um profissional de mídia, resposta para qualquer assunto, que pode ser política, esporte, entretenimento, moda, não importa. O profissional de mídia tem que estar apto a responder sobre todos eles, e é ai que está o nosso diferencial. A nossa função é deixar o cliente cada vez mais tranqüilo na hora de investir o seu dinheiro, e confiante no profissional que está apresentando o planejamento. Cada centavo investido tem que estar justificado, não só pelos softwares desenvolvidos pelos institutos de pesquisa, mas, também pelo conhecimento abrangente do profissional de mídia. Não adianta conhecer os números, tem que saber interpretá-los. Qual a importância? Eu diria, somos vitais.



Agexp: Como você vê o crescimento do departamento de Mídia atualmente? Quais são as projeções futuras?

Yara: Depende muito do tamanho e dos objetivos de cada agência, os conceitos estão mudando, se for para seguir o que acontece na Europa, o mídia ficará cada dia mais especializado, os clientes cada vez mais irão procurar as agências dedicadas à mídia. Isso é fato, os criativos viajando nos sonhos, o planejador no mercado e o mídia no sucesso financeiro.

Agexp: Qual a melhoria que a era da propaganda digital trouxe para um planejamento de Mídia?
Yara: A era digital trouxe crescimento para as agências como um todo, como melhoria a velocidade da informação.

Agexp: As agências tem valorizado o profissional desse departamento?
Yara: Cada agência tem uma visão, aquelas que valorizam a criação como o único responsável pelo sucesso de uma campanha, não se preocupam com o profissional e muito menos com o departamento de mídia. Aquelas que têm como principal aspiração o resultado do cliente em todos os níveis, percebem que sem uma mídia adequada à criação está fadada ao fracasso, tanto por falta quanto por excesso de exposição.

Agexp: Qual foi a sua motivação para trabalhar com Mídia?
Yara: Eu sou muito observadora e tenho muita vontade de aprender, o mídia é um eterno caçador de oportunidades diferenciadas e é isso que me seduz, a busca incessante do amanhã.


Agexp: Fale um pouco sobre a experiência de assumir a direção de mídia da TOME GROUP. Quais as suas responsabilidades nessa posição?

Yara: Na verdade essa não é a primeira vez que assumo essa função, já fui diretora de mídia em outras agências. A responsabilidade é com o cliente e com a equipe, todos tem que estar estimulados e felizes. A maior satisfação é saber que ao lado de sua equipe você conseguiu dar o melhor para que o cliente obtenha o melhor resultado. Isso é gratificante.