sexta-feira, 29 de abril de 2011

Criatividade sem segredos


Todo mundo é criativo, inclusive você

O autor do livro afirma que a criatividade não é dom divino, é algo natural do ser humano e até usado com freqüência no dia-a-dia, entretanto não é algo fácil de se fazer ou de se ter; “todos podem ser criativos, assim como todos podem ser alpinistas e subir montanhas” e afirma que, como qualquer atividade, é necessário um preparo,um estudo e ou treino específico e que nós estamos longe do ápice da criatividade por falta de condicionamento.
O livro apresenta uma maneira de solucionar a falta de criatividade para determinada situação de uma maneira simples: ao invés de focarmos em achar a solução perfeita, seja ela visual, escrita ou para qualquer outra área, o melhor é procurar no mínimo dez soluções para o caso e dessa forma obteremos surpresas de quão melhores serão as dez do que uma solução específica arraigada de tensão e estresse, além disso na busca pela solução correta “precisamos pensar por nossas pernas”, porém não deixando de ensinar e utilizar algumas técnicas que estarão sempre presentes na vida do profissional de criação como:
Brainstorming: técnica mais famosa no meio publicitário utilizada para se chegar a novas idéias, o brainstorming nada mais é que a reunião de pessoas que se dispõem a discutir sobre um assunto pré-estabelecido sem restringir-se a nada;
Mind map: traduzindo ao pé da letra, mind map significa “mapa mental”.Criar um mind map é construir uma representação gráfica de todas as associações que nosso cérebro faz ao pensar em determinado tema;
Matriz antropofágica: método ou técnica que tem como função a otimização das referências adquiridas ao longo da vida, pesquisa e estudo. É a busca de referencias com técnicas de mind map e com geração de idéias.
Passeio fotográfico: consiste em fazer fotografias de um determinado tema escolhido previamente tendo como espaço amostral o dia-a-dia. A técnica assemelha-se a de mind map, porém nesse caso sua imaginação acontece através das lentes.
A melhor forma de otimizar o uso das técnicas citadas acima é sempre tentar se isentar de preconceitos ou coisas pré- estabelecidas dando ênfase sempre ao estudo e à busca de referências e informação.
A criatividade está sendo cada vez mais usada no cotidiano e está muitas vezes nas atividades rotineiras, quando mudamos o caminho para o trabalho para escapar de um engarrafamento ou quando escolhemos a melhor vestimenta para o dia estamos sendo criativos.
Todo mundo é criativo, inclusive você.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Você sabe o que é Doodle?

Doddles são aquelas desenhos que todo mundo faz quando está distraído ou ocupado, quando estamos no telefone, naquela aquela aula chata ou numa longa reunião por exemplo.Geralmente os doodles incluem também caricaturas, que podem ser do professor ou algum colega que está próximo.
E os Google doodles? Esse com certeza você já viu. Quem não lembra do dia em que era possível jogar Pacman na página inicial do Google? Essa foi a forma criativa que empresa usou para lembrar de datas importantes e homenagear pessoas usando sua logo. A idéia começou em 2002 e a primeira imagem foi do Ano Novo, sendo utilizada em todos os países. Nesse mesmo ano foram feitas mais três imagens.
A partir desse ano a Google não parou de fazer seus doodles e cada vez mais imagens são criadas, chegando a ter 67 logos em um só ano, que foi 2010.

O mais recente homenageado é Audubon, no dia 26 de abril.Você sabe quem foi ele? John James Audubon foi um naturalista americano especializado na ilustração científica de aves, seus desenhos lhe renderam muito prestígio e muita popularidade. Seu trabalho científico permitiu que ele fosse o segundo americano a ser incluído na Royal Society britânica para ciências. Ele nasceu em Santo Domingo, na Republica Dominicana, no dia 26 de abril de 1785 e faleceu em 27 de janeiro de 1851.

Ficou curioso para ver todos os doodles do Google? A empresa disponibiliza uma página onde todos eles podem ser vistos. http://www.google.com/logos/index.html

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nizan Guanaes


Entre os mais famosos publicitários e influentes brasileiros está o também empresário baiano Nizan Guanaes. Presidente do Grupo ABC de Comunicação. A agência foi apontada recentemente como Global Growth Company, pelo Fórum Econômico Mundial de Davos. O mercado digital é uma de suas apostas. Formado em administração, Guanaes estreou na área de comunicação na agência DM9 e mais tarde trabalhou como locutor e coordenador da Rádio Cidade de Salvador. Nizan já ganhou prêmios como “Publicitário do ano” (em 1992 e 1998) e “Marketing Superstar” (em 1993) foi o responsável por uma campanha tão marcante como a do “Hitler” para a Folha de São Paulo além de fazer pareceria com Duda Mendonça. Durante uma de suas entrevistas à revista “Meeting & Negócios” em 2003 ele disse: “O negócio da propaganda até pode mudar. Mas o negócio de se comunicar com as pessoas é permanente, inspirador e extremamente rentável” e “Caminhe sempre com um saco de interrogações numa mão e caixa de possibilidades na outra”. Muito requisitado até hoje para palestras, sempre tem algo de interessante ou alguma experiência boa para contar.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

José Raimundo Padilha

José Raimundo Padilha, desde fevereiro de 2008 é sócio e diretor de criação da Minha Comunicação, mas sua trajetória começou bem antes disso. Ele já trabalhou em grandes agências de São Paulo como DMP, Giovanni e Ogilvy.

Com grandes campanhas em seu portfólio como a mão símbolo da primeira campanha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e a campanha para a arca “Helios” no lançamento de seu corretivo líquido, com textos objetivos, Padilha ganhou destaque no mercado como redator. Participou também de campanhas sociais como a vacinação contra a gripe, e a conscientização sobre a economia de água.

Com atuações em agências internacionais, Padilha voltou ao Brasil com idéias inovadoras que o tornaram presidente da CCSC – Clube de Criação de Santa Catarina e que garantiram a ele seu cargo atual.

O Ingrediente Secreto

Sempre nos perguntamos da onde vem todo o poder da Coca-Cola e, na verdade a resposta é mais simples do que parece. Não existe nenhuma fórmula secreta ou algum tipo de droga que vicie seus consumidores.


O grande diferencial da Coca-Cola e que sua marca já é forte e ela conseguiu derrotar seus concorrentes.


Campanhas geniais com apelos emocionais, políticos e ecologicamente corretos mantém a coca cola como a marca mais conhecida no mundo.


A Coca-Cola já chegou a um ponto em que suas campanhas não precisam estar sempre presentes na mídia para que o consumo não diminua, seu posicionamento é tão forte que sua marca virou sinônimo do produto que ela fabrica e quando pensamos em refrigerante pensamos em Coca-Cola.


Na nova campanha “Reasons To Believe”, a marca mostra em números como ainda existem razões para acreditar que o mundo não é dominado pelas coisas ruins, que a maioria é composta por pessoas boas.






É interessante perceber que durante toda a campanha o produto Coca-Cola só aparece no final, mas que desde o primeiro segundo do filme já sabemos graças ao uso das cores que remetem à marca e sua forte presença na vida das pessoas.


Poucas marcas grandes conseguem fazer comerciais em que o produto não é o foco principal do vídeo, outras marcas que conseguem fazer isso são Cotonetes Johnson & Johnson, Gillete e Xerox.


São marcas que, como a Coca-Cola, se transformaram em sinônimos de seus produtos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Publicidade e moda

Que mulher nunca comprou mais um kit de sombras ou um simples lápis de olho preto por pura vaidade ou só pela propaganda da TV que é com aquela modelo super-hiper-mega famosa e estilosa? É ai que encontramos o objetivo da publicidade: vender, além de nos fazer lembrar sempre de determinada marca ou produto.
Na modernidade atual até os homens participam desse universo que antes era só feminino. Eles estão gastando dinheiro para fazer a unha, sobrancelhas e outros tratamentos de beleza.
A inovação da moda desde o início nos faz querer ter sempre mais uma peça da nova tendência, ou pelo menos desejar um sapato ou uma bolsa nova. Ela pode ser considerada um setor que move milhões e está cada vez mais em ascensão no Brasil. As marcas e os estilistas ganharam muito mais destaque e espaço na mídia.
Atualmente temos no país uma indústria que investe e se propaga mundo a fora levando graça e originalidade com eventos como o “Fashion Rio” e o “São Paulo Fashion Week”. Países como França e Itália (que vivem dela e para ela) aprenderam a respeitar e admirar a moda que se faz aqui, graças a publicidade envolvida nesse mágico mundo, que nos permite viajar nas mais diversas combinações.




sexta-feira, 15 de abril de 2011

O primeiro sutiã a gente nunca esquece



Com certeza uma das mais famosas publicidades de todos os tempos se não for a mais famosa, sendo citada até hoje por profissionais e telespectadores como um exemplo de inovação da Valisére. O slogan “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, foi criado em 1987 por: Rose Ferraz e Camila Franco e teve como diretor de criação o grande Washington Olivetto. O anúncio mostrava meninas adolescentes fazendo ginástica com blusas brancas e justas. Uma das meninas olha e percebe que todas estão de sutiã e ela não. Quando corta a cena mostra a mãe da menina deixando um presente na cama da menina. Ao chegar em casa aborrecida por não ter um sutiã, ela percebe o presente. Na última cena aparece a menina na rua usando pela primeira vez o sutiã. Ela cobre os seios com os livros de uma forma bem tímida, quando um rapaz passa paquerando ela. Uma transição de menina a mulher. A campanha teve um tema aparentemente simples com um enorme sucesso. Não foi preciso texto nem diálogo. Todas as mulheres entenderam exatamente a mensagem. O mais importante nesse caso foi a forma de como ela foi passada e é um dos poucos comerciais que imitam a vida real, gerando assim uma revolução, quebrando um tabu da época. Washington Olivetto ainda afirma: “Além de cumprir sua função como propaganda – foi eficiente na construção de imagem na marca e impulsionou as vendas – esse filme virou parte da cultura popular e isso é maravilhoso quando acontece”. O comercial ainda ganhou destaque mais uma vez quando foi publicado um livro que conta os bastidores, curiosidades e demonstra, para as novas gerações, a importância de uma boa idéia mudando costumes e marcando a história.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Programação CCBB Abril 2011

Esse mês o CCBB traz exposições bem interessantes para todos os gostos. A primeira opção é para quem gosta de artistas contemporâneos. Estão expostas até o dia 24 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (de terça a domingo das 9h às 21h), as obras inéditas de Thiago Rocha Pitta, que busca sempre fazer uma relação íntima e pura com a natureza. Ele possui ainda uma vasta coleção de pinturas e aquarelas além de ter suas telas expostas em diversas cidades o mundo, onde apontam novas perspectivas conceituais para o mundo contemporâneo. Uma segunda opção ainda no CCBB é a mostra “I in U” (Eu em você).
Foi elaborada especialmente para o local e é composta por fotografias, desenhos, músicas e vídeos de Laurie Anderson. Pela primeira vez no Brasil, a exposição fica até o dia 26 de junho.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Shows para todos os gostos

Brasil, país do futebol e do samba, cresce cada vez mais no ramo do entretenimento abrindo suas portas para a cultura internacional, principalmente no mundo da música com um número cada vez maior de casas de shows. É fácil notar a influência da música em seus diferentes estilos e comportamentos na vida das pessoas, e respeitando o gosto de cada um, aqui vai uma lista de shows para o mês de Maio que podem ser considerados imperdíveis!

Miley Cyrus
- A estrela da série infanto juvenil “Hannah Montanna” vem ao Rio de janeiro pela primeira vez trazendo seu show que promete não decepcionar os fãs brasileiros. Será no dia 13 na HSBC Arena, então se você tem uma irmã mais nova, prima ou sobrinha prepare-se!


Ana Carolina - Para todos aqueles que apreciam MPB e arte, o show “Ensaio das Cores” está sob medida. A mistura de suas melodias e voz poderosa com a exposição de suas pinturas, Ana Carolina apresenta seu espetáculo no Vivo Rio nos dias 13 e 14.



Sublime - No mundo mais underground temos o show “Sublime with Rome” que volta ao Brasil depois de sua apresentação no festival SWU em 2010. Seu som, que mistura o Reggae com o Punk, envolve qualquer pessoa em um ritmo que contagia e diverte. Confira esse show no dia 20 na Fundição Progresso.


Sir Paul McCartney - Essa lenda, que passou pelo Brasil no ano passado está 100% confirmado. Os fãs da eterna banda “The Beattles” poderão assistir a esse espetáculo na cidade do Rio De Janeiro no Engenhão. Com os ingressos da pré venda esgotados em tempo recorde para o dia 22, será realizado um show extra no dia 23!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

David Ogilvy


Quem se desespera no vestibular porque não sabe para que vai fazer a prova, pode relaxar. Tem tempo até você descobrir do que realmente gosta e no que você realmente é bom. Ogilvy, por exemplo, antes de virar um profissional renomado na área da publicidade foi expulso de um colégio, trabalhou vendendo fogões na Escócia de casa em casa e arriscou ser até chefe de cozinha em Paris. Em sua agência Ogilvy & Mather (fundada em 1948), só fez seu primeiro anúncio aos 39 anos de idade e conseguiu transformar em uma das seis maiores networks da publicidade mundial. Ela se desenvolveu baseada em princípios de seu criador. Ogilvy é conhecido por campanhas para Rolls Royce e Shell além de fazer peças para o turismo Nos Estados Unidos e Porto Rico. Ele que foi taxado até de louco por ser um inglês morador da Escócia, querendo abrir um negócio nos Estados Unidos. Hoje, inspirador e muito autoconfiante já escreveu dois livros internacionais “Confissões de um publicitário”, que virou o maior best-seller da publicidade e “Ogilvy na publicidade”, e em um deles afirma: “Sou miseravelmente medíocre em tudo, exceto em publicidade”.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Publicidade Internauta




Em 2006 foi lançada a febre das redes sociais, sites de relacionamento e de armazenamento de amigos revolucionaram as salas de bate papo, pessoas de todos os cantos do Brasil poderiam se encontrar através de um único cadastro no mesmo site. A Internet começou a fazer parte da vida pessoal de cada um, a facilidade de contato que ela possibilitava aumentava sua popularidade exponencialmente entre as pessoas. Grandes empresas viram uma ótima oportunidade para atingir um público muito maior, em menos tempo, e menores gastos, com um feedback quase que imediato! As propagandas na Internet já ultrapassaram meios como rádio e a TV paga e se continuar crescendo dessa forma vai superar revistas e jornais também. As redes sociais, sites de compra coletiva e o e-commerce determinaram a consolidação do uso da Internet no Brasil como meio de publicidades e propagandas.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

CCAA - Ou você se garante, ou o Bruce Willis derruba você


A última publicidade do curso de idiomas CCAA teve como protagonista o sensacional Bruce Willis. Ele foi escolhido porque tem uma grande aceitação de diferentes públicos e idades, além de ser uma das mais solicitadas estrelas de Hollywood. Uma mistura de humor, genialidade e ação que não poderia faltar. A imagem que Bruce passa é de herói, o que combinou perfeitamente com as peças. A campanha completa foi composta de filme para TV, anúncio, spot, mala direta, material de ponto de venda além de outdoors. Todos trazem o slogan: “Ou você se garante ou a língua derruba você”. O grande momento do filme é quando Willis está brigando com o adversário e manda os meninos, que estão no avião, pegarem o “parachute” (para-quedas) e saltarem, mas os meninos entendem que é “para chutar”. É assim que fica engraçado. Então Bruce salta e deixa os meninos sem reação. Alguns até acham que a idéia foi boa, mas que quando o comercial é visto pela segunda vez ele não passa o mesmo impacto. O objetivo do curso é solidificar a marca no mercado além de exaltar seu crescimento. A agência responsável é a NBS. O filme foi todo filmado em Los Angeles e produzido pela Killers, quem tem como diretor Claudio Borrelli e contou com uma equipe de 50 profissionais especializados. Uma curiosidade sobre as gravações é que o avião teve que ser rebocado sem as asas e de madrugada para evitar os engarrafamentos gigantescos da cidade.