sexta-feira, 15 de abril de 2011

O primeiro sutiã a gente nunca esquece



Com certeza uma das mais famosas publicidades de todos os tempos se não for a mais famosa, sendo citada até hoje por profissionais e telespectadores como um exemplo de inovação da Valisére. O slogan “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, foi criado em 1987 por: Rose Ferraz e Camila Franco e teve como diretor de criação o grande Washington Olivetto. O anúncio mostrava meninas adolescentes fazendo ginástica com blusas brancas e justas. Uma das meninas olha e percebe que todas estão de sutiã e ela não. Quando corta a cena mostra a mãe da menina deixando um presente na cama da menina. Ao chegar em casa aborrecida por não ter um sutiã, ela percebe o presente. Na última cena aparece a menina na rua usando pela primeira vez o sutiã. Ela cobre os seios com os livros de uma forma bem tímida, quando um rapaz passa paquerando ela. Uma transição de menina a mulher. A campanha teve um tema aparentemente simples com um enorme sucesso. Não foi preciso texto nem diálogo. Todas as mulheres entenderam exatamente a mensagem. O mais importante nesse caso foi a forma de como ela foi passada e é um dos poucos comerciais que imitam a vida real, gerando assim uma revolução, quebrando um tabu da época. Washington Olivetto ainda afirma: “Além de cumprir sua função como propaganda – foi eficiente na construção de imagem na marca e impulsionou as vendas – esse filme virou parte da cultura popular e isso é maravilhoso quando acontece”. O comercial ainda ganhou destaque mais uma vez quando foi publicado um livro que conta os bastidores, curiosidades e demonstra, para as novas gerações, a importância de uma boa idéia mudando costumes e marcando a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário