sexta-feira, 29 de abril de 2011

Criatividade sem segredos


Todo mundo é criativo, inclusive você

O autor do livro afirma que a criatividade não é dom divino, é algo natural do ser humano e até usado com freqüência no dia-a-dia, entretanto não é algo fácil de se fazer ou de se ter; “todos podem ser criativos, assim como todos podem ser alpinistas e subir montanhas” e afirma que, como qualquer atividade, é necessário um preparo,um estudo e ou treino específico e que nós estamos longe do ápice da criatividade por falta de condicionamento.
O livro apresenta uma maneira de solucionar a falta de criatividade para determinada situação de uma maneira simples: ao invés de focarmos em achar a solução perfeita, seja ela visual, escrita ou para qualquer outra área, o melhor é procurar no mínimo dez soluções para o caso e dessa forma obteremos surpresas de quão melhores serão as dez do que uma solução específica arraigada de tensão e estresse, além disso na busca pela solução correta “precisamos pensar por nossas pernas”, porém não deixando de ensinar e utilizar algumas técnicas que estarão sempre presentes na vida do profissional de criação como:
Brainstorming: técnica mais famosa no meio publicitário utilizada para se chegar a novas idéias, o brainstorming nada mais é que a reunião de pessoas que se dispõem a discutir sobre um assunto pré-estabelecido sem restringir-se a nada;
Mind map: traduzindo ao pé da letra, mind map significa “mapa mental”.Criar um mind map é construir uma representação gráfica de todas as associações que nosso cérebro faz ao pensar em determinado tema;
Matriz antropofágica: método ou técnica que tem como função a otimização das referências adquiridas ao longo da vida, pesquisa e estudo. É a busca de referencias com técnicas de mind map e com geração de idéias.
Passeio fotográfico: consiste em fazer fotografias de um determinado tema escolhido previamente tendo como espaço amostral o dia-a-dia. A técnica assemelha-se a de mind map, porém nesse caso sua imaginação acontece através das lentes.
A melhor forma de otimizar o uso das técnicas citadas acima é sempre tentar se isentar de preconceitos ou coisas pré- estabelecidas dando ênfase sempre ao estudo e à busca de referências e informação.
A criatividade está sendo cada vez mais usada no cotidiano e está muitas vezes nas atividades rotineiras, quando mudamos o caminho para o trabalho para escapar de um engarrafamento ou quando escolhemos a melhor vestimenta para o dia estamos sendo criativos.
Todo mundo é criativo, inclusive você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário