quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mattel X Meio ambiente



A boneca mais famosa do mundo ao longo dos seus 52 anos virou um ícone da moda. A Mattel vem sendo acusada pelo Greenpeace pelo uso de madeiras ilegais nas embalagens da boneca Barbie que sempre ditou um padrão de beleza, comportamento além de servir sempre como um bom exemplo para crianças de todo o mundo. Sua empresa criadora, anunciou a política de sustentabilidade após protestos realizados nos Estados Unidos e em vários outros países. No dia 13 de junho os ativistas penduraram um banner em um prédio de Londres (com a imagem do Ken também fabricado pela Mattel, informando o rompimento do relacionamento entre ele e sua parceira) contra o brinquedo e afirmam que a empresa está cometendo um crime ambiental, pois a madeira usada seria supostamente proveniente do desmatamento ilegal das florestas na Indonésia.

Além do protesto com banner foi feito também um vídeo bem-humorado que tem como objetivo pressionar a Mattel (maior fabricante de brinquedos dos últimos tempos) a romper os contratos com os fornecedores que utilizam madeiras das árvores da Ilha de Sumatra. Em resposta ao movimento a empresa afirmou que irá desenvolver uma política de compras sustentáveis não só para a boneca Barbie, mas para todo sua linha de produtos, o que inclui também o comprometimento no manejo florestal.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

20 anos de muita correria

Um dos principais personagens dos vídeo games do mundo é o ouriço super veloz, Sonic. O símbolo da SEGA está fazendo aniversário e para comemorar os 20 anos de sucesso a empresa anunciou que vai produzir o Sonic Generations, título que une os dois universos do jogo, o Sonic moderno e o Sonic clássico, além de lançar uma edição limitada com figuras comemorativas, mas sem muitos detalhes de como será sua distribuição. O brinquedo feito especialmente para a data é uma miniatura do que as crianças e jovens do mundo todo estão acostumados a ver com direito a chão quadriculado e tudo, segurando um monitor com a imagem clássica do Sonic e uma logo especial de aniversário de 20 anos. Serão produzidas somente mil unidades com duas versões diferentes. A empresa não revelou como fazer para obter um, mas foi dito que eles não serão vendidos em nenhuma loja e o blog da Sega of America completa: “Você talvez ainda consiga colocar suas mãos em uma… você nunca sabe quando ou onde elas podem aparecer!”.
A idéia original da empresa em criar o mascote era para competir com o Mario da Nintendo, que já era um personagem carismático com um grande público. Entre várias opções foi escolhido o ouriço por seu visual espinhoso que junto com as cores e músicas fizeram o sucesso aparecer. Hoje com uma vasta linha de jogos do personagem a SEGA o produz para diversas plataformas como Playstation, Xbox, Nintendo DS e outros alcançando assim o oitavo lugar em vendas da história dos games com 44 milhões de jogos vendidos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dia dos namorados Vivo




Para o dia dos namorados nada melhor do que uma história de amor que todos os brasileiros já conhecem. Foi pensando assim que a Vivo resolveu apostar na canção do Legião Urbana “Eduardo e Mônica”. Com direção de Nando Olival o vídeo produzido pela O2 Filmes em parceria com a agência Africa, mostra um casal interpretando os personagens de Renato Russo, mas com a tecnologia envolvida em suas vidas. A escolha não foi por um acaso é esse ano também que a música completa 25 anos, a empresa celebra “a história de amor mais cantada do Brasil”. Em 4 minutos o filme é como um clip (que nuca existiu), mostra na realidade como o casal se conhecer e viveu. A campanha pode ser vista na internet e circulou nos principais cinemas do país, sendo vista por milhões de pessoas.
Muitos jovens que foram influenciadas pelo grupo nos anos 80 se emocionaram ao ver a campanha. Foram criados ainda perfis em redes sociais como o Facebook que serviram de making of, mostrando como tudo foi feito, além de várias fotos dos bastidores.
Para falar de conexão e relacionamentos a empresa só precisou colocar o casal na era da tecnologia móvel carregando seus tablets, celulares e smartphones. Uma ação bem ousada, pois mexeu com fãs de uma banda imortalizada. Mesmo sabendo que é uma propaganda, o público trata do vídeo como se fosse um filme. Uma forma de homenagear os namorados, a banda, a música sem se esquecer do foco principal que é a tecnologia.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Parmalat – Mamíferos



Um grande e marcante momento da publicidade nacional são os mamíferos da Parmalat. A campanha é da agência DM9DDB e as peças marcaram o ingresso da criatividade em um novo setor, o de caráter singelo. A mensagem de carinho foi uma ótima forma de passar a informação de uma forma direta e também emocional. Afinal, quem não gosta de filhotes fofinhos? A sensibilidade do consumidor fica a flor da pele quando esses comerciais são lembrados.

A idéia para a campanha surgiu das imagens que o fotógrafo norte-americano Tom Arma já tinha produzido para o Greenpeace em defesa dos animais ameaçados de extinção. Ele usava crianças de 8 meses a 3 anos para passar compaixão e sensibilizar o público. As fotos foram parar nas mãos de Erh Ray, diretor de arte da agência na época. O publicitário mostrou as imagens a Nizan Guanaes e os dois contrataram o próprio fotógrafo para fazer as primeiras imagens da campanha. No início surgiram críticas por não ser um trabalho original, mas eles adaptaram uma idéia para outros fins, afinal, a publicidade é sempre apropriada à época.

Foi feito ainda um comercial com o fenômeno do skate Sandro Dias, para os canais de esporte da televisão por assinatura. Neste, os mamíferos aparecem como sem fossem treinadores do skatista. No fim, o conceito que passa é que Mineirinho, (como é conhecido em seu meio), ficou forte porque ele tomou o leite Parmalat dados por seus treinadores.

Em 1996, devido o grande sucesso, a agência resolveu criar uma nova campanha com as mesmas crianças que já estavam mais crescidas. A aceitação foi tão boa que invadiu os mercados estrangeiros onde a Parmalat atua. Além dos anúncios, comercias e peças de ponto-de-venda a empresa investiu em merchandising com o lançamento dos mesmos bichinhos só que de pelúcia. “Queriam que eu fizesse a vaquinha, mas eu não quis. O gambá era mais legal. Tinha um rabão”, afirma Renata Pati com seus 3 anos de idade e autora também da frase mais marcante da publicidade: “Tomou?”. Um fato curioso é que essa frase não estava no roteiro. O menino que fazia o gatinho não queria tomar o leite no copo, mas a menina falou de uma forma tão espontânea que os editores resolveram deixar. Até hoje essa campanha é lembrada de uma forma carinhosa por adultos e crianças, mostrando que a publicidade brasileira consegue ser além de muito criativa, delicada.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Paulo Castro



Formado em publicidade e propaganda, Paulo Castro começou sua carreira aos 17 anos na agência Contemporânea como estagiário em 1988. Um ano depois, foi contratado para o cargo de redator na McCann, onde foi promovido a diretor de criação. Foi lá ainda que ganhou seu primeiro prêmio de “Destaque Mundial” (concedido aos melhores do sistema da agência). Fez campanhas para clientes grandes como Coca-Cola, Heineken, McDonald’s, entre outros. Em 1998, se tornou diretor de criação da V&S.
Desde 2006 ele assume a direção na área de criação da agência Staff, que onde ele permanece até hoje, além de ser professor. Paulo já fez trabalhos internacionais e foi eleito o “Profissional do Ano” em 2008. Em seu currículo há vários cursos de especialização como o de Gerenciamento na Universidade de Miami e Columbia.
Até hoje é apaixonado pela sua profissão e pelo que faz diz que o que faz um bom profissional é a persistência e ainda completa: “O desafio de ter uma idéia diferente a cada dia. O fato de poder falar com muita gente inteligente e interessante. Realmente, se pudesse nascer de novo, não escolheria outra profissão”.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Agência Dm9ddb

Em 1989, nasce em São Paulo, com origem Baiana, mais uma agência brasileira: a DM9DDB. Foi criada por Nizan Guanaes e João Augusto “Guga” Valente quando compraram a marca DM9, anteriormente usada somente na Bahia. A empresa ficou famosa porque se associou à DDB Worldwide, uma das maiores agências do mundo. Ela se tornou ainda a mais premiada internacionalmente.
A agência conta ainda com importantes prêmios do meio profissional, tendo sido eleita a melhor agência no Festival de Cannes por dois anos consecutivos (1998 e 1999). Em dezembro de 2006, ganhou pela sexta vez, o prêmio de Agência do Ano pelo Caboré e em 2009, ainda recebeu o Leão de Melhor Agência do Ano no Festival de Cannes.
Hoje ela é uma das que mais ganha em faturamento, possuindo contas importantes como a da Minuano e da Revista Contigo. Todo o sucesso foi conquistado ao longo desses 21 anos de muita criatividade e trabalho duro. Os profissionais da agência trabalham sob a filosofia de um pensamento convergente, apresemntando soluções práticas e eficientes de comunicação independente do meio ou da mídia. Tudo em um mix de informações na mesma estrutura, o que faz com a que a empresa cresça cada vez mais veloz para o topo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O desafio está lançado. No que você acredita?



Mais uma chance para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho de uma forma diferente. Estão abertas as inscrições para o Concurso Acredite Universitários.
Para participar é necessário responder a pergunta: “Em que você acredita?” As 100 respostas mais criativas serão publicadas no livro Acredite Universitários, que vai circular pelas mãos de vários profissionais da área do Rio de Janeiro e São Paulo além do grande público.
No primeiro projeto do ano passado, foram publicadas as respostas de 72 publicitários famosos de 40 agências diferentes que contaram em que acreditam, seja em forma de texto, ilustração ou fotografias. O projeto é idealizado pelo Universal Channel, os funcionários acreditam que essa é uma forma de mostrar as crenças de cada um do mercado publicitário de ontem e os de amanhã, por isso a idéia de fazer com universitários esse ano.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho pelo site: http://www.acredite.tv.br/. Uma ótima oportunidade para mostrar talento e criatividade. O desafio está lançado. E você, no que acredita?

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rock in Rio



O Rock in Rio é um dos maiores eventos de música com muitas atrações internacionais. Ele foi criado pelo empresário Roberto Medina, empresário e publicitário dono da agência Artplan. Desde sua primeira edição em 1985 o evento só cresceu. Até hoje tiveram nove edições, sendo três no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha. Originalmente o primeiro foi organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, que teve repercussão mundial e possuía até então o maior palco do mundo já construído com 5 mil metros quadrados e uma capacidade para atender quase 1,5 milhões de pessoas.
A edição desse ano será realizada nos dias 23, 24, 25, 30 de setembro e 01 e 02 de outubro na Barra da Tijuca no novo “Parque Olímpico Cidade do Rock” e ainda tem como slogan “Por um mundo melhor”, que vem desde as outras edições. Entre as atrações confirmadas estão as bandas e artistas internacionais renomadas do ontem e de hoje, como: Metallica, Angra, Snow Patrol, Rihanna, Coldplay, Evanescence e Katy Perry além dos nacionais: Capital Inicial, NX zero, Milton Nascimento, Marcelo Camelo, Pitty, Cláudia Leite e Jota Queste.
O público também tem uma grande influência na decisão das atrações. Existem páginas especiais para pedidos de determinados artistas. A última confirmação que aconteceu devido a pedidos do público foi a da banda californiana System of Down.
A campanha veiculada na tv foi feita com antecedência e mostra o pai dando uma caixa vazia para o filho de presente ao invés do ingresso, porque esse, já é dele. Isso mostra que o Rock in Rio é um evento para os diferentes públicos e gerações.
Além de todas as atrações o evento tem uma responsabilidade social. Ele mostra que pequenas mudanças em determinadas atitudes no dia a dia podem tem um grande impacto no futuro do planeta. Ao longo de todas as edições o Rock in Rio gerou 4.803.357,00 euros para diversas ações socioambientais, o que prova que o slogan tem tudo a ver com o evento.
Para mais informações acessem o site: www.rockinrio.com.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

GLOBO X RECORD

A luta pela audiência do público na televisão sempre esteve aparente. Existem até algumas batalhas entre as emissoras e as duas principais protagonistas são a Rede Globo e a Record. Um exemplo dessa acirrada disputa são os eventos esportivos onde são gastos milhões em busca de público. Em números, os valores são assustadores: 30 milhões de dólares foi o valor pago pela Record para transmissão dos jogos de Vancouver em 2010 e os de Londres em 2012. E 360 milhões de dólares foi o valor oferecido pela Record à FIFA, para a transmissão das Copas da África do Sul e do Brasil. A entidade máxima do futebol mundial preferiu confiar nas tradicionais transmissões da Rede Globo de televisão e ainda vendeu os direitos por menos, mas ninguém sabe o valor exato. Essa “guerra” parece não ter fim. Até livros já foram lançados sobre o tema.As emissoras estão sempre apontando os erros da outra, o que acaba incluindo o público no meio dessa luta. Isso acontece em um cenário onde ambas as emissoras deveriam ter o prazer de levar uma informação e entretenimento ao telespectador, fazendo assim o papel da televisão brasileira.

Um pouco mais sobre as duas emissoras:
A Rede Globo foi fundada em 1965, em meio à ditadura militar pelo jornalista Roberto Marinho. Atualmente é o maior canal aberto que a TV brasileira possui, sendo assistida por 140 milhões de pessoas por dia. Em 1976 começa a nascer o que mais tarde foi chamado de “Padrão Globo de Qualidade”. Só em 82 que a emissora implantou a transmissão via satélite. Sua logo atual é usada desde 2008 e é de autoria do designer austríaco Hans Donner que as faz desde 75 para o canal. Segundo o designer, ela foi elaborada especialmente para homenagear a chegada da televisão digital. Em publicidade, faturou em 2009 7 bilhões de reais, que corresponde a 73,5% de toda a receita publicitária da TV aberta brasileira.
Já a Rede Record, fundada por Paulo Machado de Carvalho em 1953, é a mais antiga emissora de TV em funcionamento. No final dos anos 80, ela pertencia ao Grupo Silvio Santos e foi vendida ao empresário Edir Macedo, se tornando mais tarde a segunda maior rede de televisão do Brasil, perdendo apenas para sua maior concorrente, a Rede Globo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Venha ver, ouvir e aprender.


II Seminário Internacional Cultural da Música: Som + Imagem


Será realizado no MAM (Auditório da Cinemateca) nos dias 02 e 03 de junho o II Seminário Internacional Cultural da música: Som + Imagem. O evento tem como objetivo incluir nos espectadores essa temática da imagem e do som que é pouco abordada no país. O universo sonoro e de imagens é imenso e nos permite diversas possibilidades de interpretações, será realizada então uma mostra de filmes que ilustram e problematizam as questões faladas no evento, a partir do ponto de vista de pesquisadores internacionais e nacionais. A entrada é gratuita e as inscrições são feitas pelo blog oficial: seminarioculturamus.blogspot.com.

Programação: 02 de junho

14.00 - 15.30h - Mesa I: Videoclipe e performances musicais
Palestrantes: Thiago Soares (UFPB); Fernando Gonçalves (UERJ); moderação Ariane Holzbach (Gama Filho/UFF)

15.30 - 17.00h – Mesa II: Filmes musicais
Palestrantes: João Luiz Vieira (UFF); Ângela Prysthon (UFPE) – moderação Simone Pereira de Sá (UFF)

17.00-17.30h - coffee-break

17.30h : Palestra de Will Straw (Mc Gill University):
Palavras, canções e carros: Músicas de abertura e as sequências de créditos nos filmes
Words, Songs and Cars: Title songs and movie credit sequences

03 de junho- sexta-feira

14.00 - 16.30h - Mesa III
O som no cinema – Ney Carrasco (Unicamp); Susana Reck Miranda (UFSCar); Eduardo Santos Mendes (USP) – moderação Fernando Morais da Costa (UFF)

16.30-17.00h - Coffee-break

17-18.30h - Mesa IV
Paisagens sonoras para além do cinema: games, televisão; espaço urbano – André Pase (PUC-RS); Ricardo Ottoboni (TV Globo); Leandro Araujo (projeto: Reações Musicais-BH) – moderação José Claudio Castanheira (UFSC)