segunda-feira, 6 de junho de 2011

GLOBO X RECORD

A luta pela audiência do público na televisão sempre esteve aparente. Existem até algumas batalhas entre as emissoras e as duas principais protagonistas são a Rede Globo e a Record. Um exemplo dessa acirrada disputa são os eventos esportivos onde são gastos milhões em busca de público. Em números, os valores são assustadores: 30 milhões de dólares foi o valor pago pela Record para transmissão dos jogos de Vancouver em 2010 e os de Londres em 2012. E 360 milhões de dólares foi o valor oferecido pela Record à FIFA, para a transmissão das Copas da África do Sul e do Brasil. A entidade máxima do futebol mundial preferiu confiar nas tradicionais transmissões da Rede Globo de televisão e ainda vendeu os direitos por menos, mas ninguém sabe o valor exato. Essa “guerra” parece não ter fim. Até livros já foram lançados sobre o tema.As emissoras estão sempre apontando os erros da outra, o que acaba incluindo o público no meio dessa luta. Isso acontece em um cenário onde ambas as emissoras deveriam ter o prazer de levar uma informação e entretenimento ao telespectador, fazendo assim o papel da televisão brasileira.

Um pouco mais sobre as duas emissoras:
A Rede Globo foi fundada em 1965, em meio à ditadura militar pelo jornalista Roberto Marinho. Atualmente é o maior canal aberto que a TV brasileira possui, sendo assistida por 140 milhões de pessoas por dia. Em 1976 começa a nascer o que mais tarde foi chamado de “Padrão Globo de Qualidade”. Só em 82 que a emissora implantou a transmissão via satélite. Sua logo atual é usada desde 2008 e é de autoria do designer austríaco Hans Donner que as faz desde 75 para o canal. Segundo o designer, ela foi elaborada especialmente para homenagear a chegada da televisão digital. Em publicidade, faturou em 2009 7 bilhões de reais, que corresponde a 73,5% de toda a receita publicitária da TV aberta brasileira.
Já a Rede Record, fundada por Paulo Machado de Carvalho em 1953, é a mais antiga emissora de TV em funcionamento. No final dos anos 80, ela pertencia ao Grupo Silvio Santos e foi vendida ao empresário Edir Macedo, se tornando mais tarde a segunda maior rede de televisão do Brasil, perdendo apenas para sua maior concorrente, a Rede Globo.

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