quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BIRUTA NO GAMACOM



Criadora de diversas campanhas de sucesso, a agência Biruta Ideias Mirabolantes, transfornou o mercado no Brasil criando um novo conceito baseado na ousadia. Sempre atrás de inovação a agência que foi diversas vezes premiada já criou ações de marketing de guerrilha que impactaram o mercado. Um exemplo disso foi a famosa ação criada para o site Par Perfeito. A paralisação no Centro do Rio de Janeiro e no Parque Ibirapuera em São Paulo, às vésperas do dia dos namorados, mobilizou mais de 7 mil pessoas. O chamado “Movimento dos sem namorados” rendeu mais de 30 mil cadastros no site, além de tornar mais conhecida a marca. Pode-se dizer que foi um sucesso completo. Outra ação muito diferente foi desenvolvida para a novela da Record Vidas em Jogo, a ação de marketing consistiu numa chuva de dinheiro no Centro do Rio de Janeiro. A idéia era materializar o prêmio que o personagem da novela ganhou na loteria e dar de presente aos cariocas. A repercussão da ação foi altíssima, gerando mídia espontânea e mostrando mais uma vez as idéias inovadoras da agência.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Semana que vem tem GAMACOM



Na sua edição de número onze, o GAMACOM terá inicio no dia 4 de outubro, terça-feira, e vai até o dia 07, sexta-feira, no horário de 9:30 às 12:00 h no auditório A. Este ano o tema será Comunicação, Arte e Entretenimento. O GAMACOM contará com a participação de convidados ilustres de diversas áreas relacionadas com o tema.
As inscrições para o evento ocorrerão na secretária do curso de comunicação social, que fica no prédio CS no primeiro andar e já estão abertas!
Participe com a gente e venha desvendar o mistério que deixou o público do evento desse ano bastante restrito.


Veja abaixo a programação:


Dias 04, 05, 06 e 07 de Outubro de 2011
Campus Piedade - Prédio MR - Auditório A

Dia 04 de outubro


Abertura
9:00 horas
Cultura e Entretenimento
Arnaldo Marques (diretor de teatro)


Comunicação, Cultura & Entretenimento
Moderação: Aydano Andre Motta (Jornalista O Globo)

Erica Iootty (Diretora de Mkt MOBz)

Roberto Guimarães (Gerente de Cultura e Curador de Arte Oi Futuro)
André Paes Leme ( UNIRIO e diretor de Teatro)
Steffen Daulsberg ( Dell’Arte Produções Artísticas)



Dia 05 de outubro
9:30 horas/12:00 horas

Arte, Comunicação e Cultura
Moderação: Viviane Rosalem (jornalista)

Marcelo Gorodicht (publicitário)
Eliane Caruso (Radio Roquete Pinto)
Bruno Campanella (UFF)
Vinicius Andrade Pereira (UERJ/ESPM)



Dia 06 de outubro
9:30 horas/12:00 horas

A Cultura e a Estética do Entretenimento
Moderação: Catherine Marques (jornalista)

Alex Varela (historiador e carnavalesco)
Mariana Mônaco (diretora do Vídeo Show)
Jênesis Genúncio (UERJ e poeta urbano)
Alexander Mello (Cromakey)


Dia 07 de outubro
9:00 horas/12:00 horas

9:00 horas/10:30 horas - GAMECOM - Mostra competitiva promovida pela agência Biruta Mídias Mirabolantes

Projeção do documentário Cortina de Fumaça
de Rodrigo McNiven seguida de debates
Teatro Dina Sfat

terça-feira, 27 de setembro de 2011

XI GAMACOM



Vem ai um grande evento feito na Gama Filho, na sua edição de número onze, abordando assuntos interessantes como cultura, arte e entretenimento. O GAMACOM, que contará com a participação de convidados ilustres, entretanto a entrada esse ano está restrita para algumas pessoas. O cartaz apresentado acima traz algumas pistas de quem é permitido. Voce é capaz de descobrir?

Só será permitida a entrada de quem goste de comunicação, ou cultura, ou entretenimento ou respirar e viver. Caso você seja um desses venha participar desse evento que terá inico dia 4 de outubro e encerra no dia 7. Participe!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jorge Ben Jor

Jorge Duílio Lima Meneses, conhecido como Jorge Bem é cantor, guitarrista e compositor de musica popular brasileira. Seu estilo híbrido vai de rock'n'roll, ska, samba, hip hop a bossa nova e isso lhe trouxe alguns problemas no inicio da carreira onde predominava a Jovem Guarda, o samba tradicional e a bossa nova.
Entre suas composições, há uma que faz referência a uma agência de publicidade que foi criada por ninguém menos que Washington Olivetto e ficou na boca do povo. A mesma música cita um outro grande cantor que foi Tim Maia. A referencia à empresa foi feita a pedido de Olivetto e seu nome era repetido inúmeras vezes como um refrão: Alo alo W/Brasil. A agencia hoje, por se unir à Mccann mudou o nome para W/ Mccann e deixou de ser só do Brasil. A agencia mudou, mas a música a mantém eternizada.


Refrão:

Jacarezinho! Avião!Jacarezinho! Avião!

Cuidado com o disco voador

Tira essa escada daí

Alô, Alô W/BrasilAlô, Alô W/Brasil...
Jacarezinho! Avião!Jacarezinho!Avião!

Cuidado com o disco voador

Tira essa escada daí

Essa escada é prá ficar aqui fora

Eu vou chamar o síndico

Tim Maia! Tim Maia!Tim Maia! Tim Maia!...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Da janela para o mundo (Window to the World)




A empresa Toyota idealizou um novo tipo de automóvel, agora com janelas touchscreen em parceria com profissionais do Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID).

O objetivo foi aplicar a tecnologia touchscreen de um tablet em um carro e para isso engenheiros e designes trabalharam em conjunto.

O sistema possibilita a interação da superfície do veículo com o ambiente externo reproduzindo informações, educando e até ampliando imagens a partir de simples toque com os dedos. A tecnologia foi voltada a principio para as crianças aprenderem os nomes dos objetos, além de projetar a distância dos mesmos .

Um vídeo demonstrativo da tecnologia foi mostrado pelo site Adnews e pode ser visualizado por aqui também.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Propaganda Ilimitada



Apesar do título fazer referencia ao livro do Francesc Petit, não é sobre isso que estamos falando e sim da campanha ilimitada do Itaú que foi Criada pela DM9DDB.A agencia preparou uma peça exclusiva para iPad que apresenta as mesmas características da conta corrente e é 100% digital, ilimitada e grátis. A peça atual integra a campanha lançada em junho, que contou com a participação do comediante Marco Luque e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

A estratégia utilizada pela DM9 para impactar o perfil do usuário da conta-corrente foi trabalhar tanto com a linguagem quanto com os canais que são utilizados pelos mesmos, e este publico alvo tem em sua característica a realização de tarefas do dia a dia de maneira prática e rápida, com preferência na Internet. Foram feitos mais de 200 anúncios em formato de looping que conversam entre si, sempre instigando o usuário do tablet a ler o próximo. Em alguns deles, a peça permite que as pessoas entrem diretamente no site da iConta, apenas clicando no link que aparece em canto da tela.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Café Pilão



O café mais gostoso do Brasil conquistou sua fama e tradição ao longo de 32 anos de mercado. O consumidor passou a respeitar a marca e estabeleceu uma relação de confiança, já que suas campanhas são voltadas para toda a família. Lançada em 1978, a marca possui um posicionamento diferenciado, pois mostra sempre que ele está entre os membros da família. O objetivo era lançar um café com aroma e sabor único, que fosse a cara de todos os brasileiros. Ele é feito a partir de grãos selecionados de várias regiões do país, responsável pelo seu sabor marcante e hoje ele atua em mais de 36 países. A preocupação da marca é fazer com que o produto se torne “cúmplice” de quem o toma. Com o passar dos anos a marca vem tentando se modernizar trazendo inovações para a área como o lançamento do café descafeínado e o orgânico. Um dos motivos que fez a marca alcançar o título de marca de líder em vendas de café no Brasil. Atualmente a empresa mantém duas fábricas no país com sede em São Paulo e seu faturamento anual chega a R$780 milhões de reais.


Uma de suas campanhas mais marcantes levou o título de “Bobinha”. Era a mãe que preparava um café para si mesma durante a noite. Sua filha chega na cozinha dizendo que tinha monstros em baixo de sua cama e então a mãe pergunta: “você ainda acredita nisso, bobinha?” A mãe coloca um pouco de café no leite da filha, ela toma e pergunta o que a mãe está fazendo acordada. Ela responde dizendo que está esperando o irmão da menina chegar de uma festa, porque ele tinha dito que não ia chegar tarde. A menina olha para a mãe depois de se deliciar com o café e pergunta: “e você ainda acredita nisso, bobinha?” O comercial fecha com o slogan: “Viva sua família. Pilão, o café forte do Brasil. A criação pertence à agência AlmapBBDO.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Do caos a criação Publicitária



Este é um fascinante livro de João Anzanello Carrascoza no qual é traduzido todo o processo de bricolagem e combinação de discursos necessários para o processo de criação e a referência é um fator determinante para que o profissional se destaque. Carrascoza também aborda o processo de ready-made, embasado em campanhas selecionadas e explica o conceito de euforia e disforia intrínsecos no mesmo. Também trata da questão do plágio, convidando os próprios profissionais de propaganda a compreender as ciladas e discutirem as questões de autoria, esclarecendo assim muitas dúvidas dos jovens publicitários.

O livro interessa tanto a quem atua na área de criação, quanto a estudantes de comunicação e até amantes da propaganda.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gostoso! Prá chu chu chuá chuá u u...

É impossível falar da Johnson e Johnson sem lembrar das crianças com cabelos enroladinhos e seus comerciais com os jingles engraçadinhos. A empresa tem mais de um século de mercado e sucesso. No Brasil, ela chegou para suprir as necessidades de uma empresa com produtos hospitalares e domésticos a serviço da saúde e do bem-estar.
A campanha:
A campanha da Johnson’s Baby Shampoo foi toda reformulada, sua versão anterior trazia o ratinho do castelo rá-tim-bum. Os novos filmes foram criados pela agência BorhiErh/Lowe e seu objetivo era reforçar que o produto é o melhor amigo da criança na hora de lavar os cabelos e divulgar a nova embalagem. No total foram utilizados 5 banheiros diferentes e 9 crianças entre 2 e 6 anos, que brincavam espontaneamente ao som do jingle da marca. O segundo comercial da campanha teve como título “Cachinhos”. O diferencial é que os shampoos eram especiais para cabelos enrolados e a frase da primeira música ficou tão famosa (Gostoso! Prá chu chu chuá chuá ú ú) que ele foi usado também nessa nova versão. Para o lançamento da campanha veio também a divulgação on line que contava com jogos interativos para crianças no próprio site da Johnson, explicando de uma forma divertida e interativa como é fácil tirar os nós dos cabelos. A estratégia contou também com vários materiais especiais para ponto de venda além dos anúncios espalhados em diversas revistas especializadas para gestantes e bebês.



Para cantar com o comercial:
“Cabeça!Tá na hora de lavarGostoso!Vamos fazer carinho na cabeça Suave!Mexer no couro cabeludoChega de lágrimas!Esfrega, esfrega, esfregaVai fazendo espumaEsfrega, esfrega, esfregaVai fazendo massagemGostoso! Prá chu chu chuá chuá ú ú
Lavar a cabeleira com o Johnson baby shampoo uuu ááá”

E para seguir a seqüência: Cachinhos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Adriana Cury



Uma das profissionais mais reconhecidas da publicidade nacional , Adriana Cury começou sua carreira como redatora na MPM/Casablanca. Passou pela Standard Ogilvy & Mather, Leo Burnett, Almap/BBDO, MPM Lintas e Colucci onde permaneceu por cinco anos como Vice Presidente de Criação. Ao longo de sua carreira obteve um vasto número de prêmios, entre estes: prêmio especial do Júri em Cannes, Grand Prix no Fiap, medalhas de ouro, prata e bronze em todos os festivais internacionais (Londres, New York, FIAP, Figueira da Foz/Portugal, Clio) e nacionais (Clube de Criação de São Paulo, Voto Popular, Prêmio Colunistas, Festival Brasileiro de Propaganda, Prêmio Abril e Profissionais), entretanto, sua conquista mais significativa foi ser primeira mulher a ocupar um cargo de direção na McCann Erickson do Brasil, além de ter sido convidada a ser jurada do Festival de Cannes em 2001, reconhecimento dado ao seu destaque e mérito.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Que a Estética punk predomina no CCBB até outubro/ (Vá-você-mesmo)



A exposição internacional “I am a clichê – Ecos da estética punk” vai permanecer no CCBB RJ até 2 de outubro, de terça a domingo de 9h às 21h.

A exposição reúne o olhar de 12 consagrados artistas, sendo eles: Andy Warhol, Artsitein, Bruce Conner, David Lamelas, David Wojnarowicz, Dennis Morris, Destroy All Monsters, Jamie Reid, Linder, Peter Hujar, Robert Mapplethorpe e Stephen Shore, abordando o status da imagem e suas metamorfoses dentro da estética punk, com a administração de Emma Lavignne.

Ao todo, 150 obras entre fotografias, fotocolagens, banners e instalações sobre as várias fases do movimento punk compõem a mostra "I am a cliché - Ecos da estética punk"

Entre os elementos da cultura punk podemos destacar o estilo musical, a moda, o cinema, o design, as artes plásticas e até a poesia.

Para os amantes da cultura punk, quem se interessa, simpatiza ou mesmo para quem desconhece e busca apenas um entretenimento, a exposição é uma ótima opção de lazer. Seguindo princípio de autonomia punk do “ faça-você-mesmo” , recomendamos : Vá-você-mesmo.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brastemp – máquina de lavar



Os anos 60 atacaram todos os conceitos de beleza que existiam. A mulher tinha o papel de dona de casa e aos poucos ela foi se introduzindo na sociedade. O anúncio da máquina de lavar da Brastemp mostra o início dessa transformação da imagem da mulher na publicidade. A empresa brasileira fabricante de eletrodomésticos optou por usar a frase “Há mais tempo para quem sabe viver” para fazer uma relação com o papel de todas as mulheres. O tempo que ela levaria para lavar as roupas ela pode aproveitar para viver sua própria vida de seu modo, enquanto a máquina de lavar faz todo o serviço pesado para ela. As mulheres desejavam protagonizar suas próprias vidas. O texto da peça ainda fala da mulher moderna que precisa arrumar tempo para passeios, visitas e compras.

Fundada em 1954 a Brastemp alcançou o top of mind das marcas de eletrodomésticos. Seu slogan marcante “Não é assim uma Brastemp” se transformou em uma expressão usada em diversas situações do dia-a-dia das pessoas. Ela se tornou parte do vocabulário mostrando que a marca se tornou sinônimo de qualidade. Hoje suas campanhas são inteligentes e até divertidas, sempre formando conceitos e mudando o modo de como as pessoas percebem a marca, por isso a marca investe tanto em publicidades além de fazer com que as vendas disparem.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bienal do livro vem com tudo


Uma bem-sucedida realização cultural e empresarial de 28 anos de existência, a bienal do livro apresenta-se pela sua 15º vez no período de 01 a 11 de setembro no Rio Centro e estima a presença de 600 mil visitantes. Trazendo as tradicionais sessões de autógrafos, terá atrações para todas as idades, além de repetir algumas idéias bem sucedidas de 2010, entre elas, o Café Literário, que traz 38 sessões de debates e conversas informais. No Mulher e Ponto, autoras de livros de interesse feminino conversarão e trocarão informações em 16 sessões. No espaço Livro em Cena, atores e atrizes lerão para o público textos de obras clássicas da literatura. Além dessas opções ainda ocorrerão o Encontros com Autores, a Conexão Jovem e o lançamento de mil títulos. Para aguçar ainda mais a vontade de visitar a bienal acontecerão 20 lançamentos imperdíveis como: Saudosistas, Papo Mulherzinha, Imortais, Empresarial, Ecologista, Releitura, Pop, Pais e Filhos, Com Fotos, Aventureiro, Bullying, Best-seller, Profano, Menininhas, Trilogia, Mundo Real, Cibernético, Infanto-juvenil, Fenômeno e Cerebral. Aproveitem!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Formiguinhas da Philco


(Versão 1)


As primeiras personagens com técnicas de animação em 3D na publicidade: as famosas formiguinhas da Philco. Elas conquistaram a crítica e todo o público. Criadas por Fábio Fernandes, com realização da Vetor Zero, a campanha teve reconhecimento internacional. O diferencial da campanha se deu porque foi criado algo que antes nunca tinha sido visto na televisão, elas eram realmente diferentes de tudo que havia sido feito até então, e por esta razão acabaram transformando a marca. O conceito do comercial era de passar a imagem de um som potente, mas com um toque de humor.
As formiguinhas andavam em fila até a caixa de som, que tocava uma música com uma batida forte e num determinado momento as formiguinhas são lançadas contra a parede por causa da potência e do volume da música. Elas voltam cada vez mais felizes para “voar” de novo e de novo.
O slogan da época era: “Tem coisas que só a Philco faz pra você” que completava o texto da propaganda: “Philco não é um som. É um tapa na orelha”. Essa era a relação com o impacto que as formiguinhas recebiam ao serem lançadas pela da caixa de som do aparelho.
Após o sucesso do comercial, um ano depois, os publicitários resolveram fazer uma segunda versão. Nela as formiguinhas apareciam de capacete para amenizar o impacto das caixas de som, mas continuavam indo e vindo felizes conforme eram lançadas contra a parede.
A agência que assinou a campanha foi a F/Nazca em seu primeiro ano de vida. E fez muito bem, porque até hoje essa é uma campanha lembrada, já tendo sido até tema de trabalhos acadêmicos. Acabou ganhando um prêmio no Festival de Cannes de 1996, o que rendeu também um Leão de Ouro em Cannes para a agência.


(versão 2)