sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Formiguinhas da Philco


(Versão 1)


As primeiras personagens com técnicas de animação em 3D na publicidade: as famosas formiguinhas da Philco. Elas conquistaram a crítica e todo o público. Criadas por Fábio Fernandes, com realização da Vetor Zero, a campanha teve reconhecimento internacional. O diferencial da campanha se deu porque foi criado algo que antes nunca tinha sido visto na televisão, elas eram realmente diferentes de tudo que havia sido feito até então, e por esta razão acabaram transformando a marca. O conceito do comercial era de passar a imagem de um som potente, mas com um toque de humor.
As formiguinhas andavam em fila até a caixa de som, que tocava uma música com uma batida forte e num determinado momento as formiguinhas são lançadas contra a parede por causa da potência e do volume da música. Elas voltam cada vez mais felizes para “voar” de novo e de novo.
O slogan da época era: “Tem coisas que só a Philco faz pra você” que completava o texto da propaganda: “Philco não é um som. É um tapa na orelha”. Essa era a relação com o impacto que as formiguinhas recebiam ao serem lançadas pela da caixa de som do aparelho.
Após o sucesso do comercial, um ano depois, os publicitários resolveram fazer uma segunda versão. Nela as formiguinhas apareciam de capacete para amenizar o impacto das caixas de som, mas continuavam indo e vindo felizes conforme eram lançadas contra a parede.
A agência que assinou a campanha foi a F/Nazca em seu primeiro ano de vida. E fez muito bem, porque até hoje essa é uma campanha lembrada, já tendo sido até tema de trabalhos acadêmicos. Acabou ganhando um prêmio no Festival de Cannes de 1996, o que rendeu também um Leão de Ouro em Cannes para a agência.


(versão 2)

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