segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Livro: A criação de mitos na publicidade



Um dos livros mais usados em monografias e trabalhos de publicidade é: A Criação de Mitos na Publicidade – como os publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso do publicitário e psicólogo Sal Randazzo. Em mais de 400 páginas o autor trata de como age a psicologia do produto na mente do consumidor. Para ele cada comercial ou anúncio deve ser pensado como uma mitologia e assim, cabe ao publicitário identificar quem são seus Deuses para uma construção eficaz da imagem global da marca. Usando essa tática todos conseguiriam propagandas mais poderosas e resultados positivos sem muitos esforços.

"Assim como os gregos têm Zeus, a Madison Avenue (em Nova York) cultua o homem de Marlboro (...)", diz Randazzo. Isso ocorre porque foi criado um símbolo capaz de transformar um fumante em um destemido desbravador.

O livro é bem antigo, de 1996, mas explica também que você não precisa vender um brinquedo, se pode vender a felicidade. Não precisa vender determinada marca, quando podemos comprar conceitos. O público não quer apenas um produto, ele quer satisfazer seus desejos. Vende aquele que oferece as melhores satisfações emocionais. Randazzo trabalha ainda com os arquétipos que a publicidade cria para fazer associações do inconsciente com cada marca.

Publicitários não querem apenas vender, eles desejam construir marcas novas e consolidar as antigas nesse mercado que cresce a cada dia. O profissional de publicidade deve saber para quem está falando, quem é o verdadeiro consumidor em potencial e seus valores. Essa descoberta só é possível com um mix de informações e muitos mitos.

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