O uso de personagens de desenho animado utilizados em forma de material promocional, representando a marca e promovendo maior visibilidade, além de motivar e influenciar a decisão de compra dos consumidores é uma prática já bastante usual na publicidade, conhecida como merchandising*. Um exemplo recente de merchandising foi feito em cima do desenho animado Smurfs, criado pela Sony Pictures, no qual empresas como MC Donalds, Vaio e Azul Linhas Aéreas utilizaram-se dos personagens para promover suas marcas, aproveitando também a campanha para o filme em 3D. No caso do MC Donalds foram utilizados brindes como bonecos de pelúcia no início da campanha de divulgação e agora uma versão plástica com funcionalidades. Já no caso da Azul linhas Aéreas, foi feito um marketing de guerrilha nos aeroportos com pessoas fantasiadas de personagens e a Vaio criou imãs de geladeira. Essa prática de divulgação é lucrativa para todas as empresas que além de assumirem a identidade positiva do desenho, estimulam o desejo de assistir ao filme 3D.
* “ Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário