terça-feira, 31 de maio de 2011

Pedigree



Com mais de sete décadas de qualidade no mercado, a empresa inglesa Pedigree é a principal no ramo de alimentação canina. Desde seu início ela sempre teve relação com os grandes shows caninos. Todos os produtos da linha Pedigree passam a segurança para os donos de que “o melhor amigo do homem” sempre vai estar feliz e saudável, independente da raça. A marca já teve expansão por toda Europa, uma presença global em mais de cem países antes de entrar no mercado brasileiro, fato ocorrido em 1989, ficando conhecida por seu tradicional slogan: Cachorro é tudo de bom”.
Até hoje a marca é uma das que mais apostam em inovação, sempre com campanhas criativas e com um apelo emocional muito forte, para chamar a atenção do consumidor. Ela também se baseia na relação do dono com seu animal e em suas convivências.
Uma de suas campanhas mais famosas é a de adoção. Foi lançada inicialmente nos Estados Unidos e na Austrália para incentivar a adoção de uma forma responsável, alem de oferecer aos cães uma qualidade de vida melhor enquanto esperavam por novos donos. No ano de 2009 em uma determinada época do ano cada produto da marca tinha uma parte da renda doada para esta campanha de adoção.
Uma curiosidade sobre a marca é que todos os produtos da Pedigree tem Fortivil, uma combinação de nutrientes e óleo de girassol que proporciona um crescimento com mais saúde para todos os cachorros.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Livro OMNIBUS – A história da publicidade em ônibus desde 1851



O livro OMNIBUS conta um pouco da história e evolução dos transportes de massa em geral, até a primeira publicidade em um ônibus, fato que aconteceu em 1851 em Londres. No Brasil a publicidade em transportes começou nos bondes elétricos.
A autora reuniu material para o livro ao longo de 30 anos. Em uma entrevista dada a um jornal ela ainda completa: “A organização de tudo levou mais um ano, pois a pesquisa foi feita com visitas a museus, livros e etc”. Ela deixa registrados fatos interessantes e curiosos além de imagens e muita documentação histórica como as primeiras publicidades nos ônibus. Aborda ainda a diferença das peças na Europa e no Brasil e o jeito de como o transporte público, no caso o ônibus, atinge melhor ao público alvo, afinal, todos saem na rua e lá estão elas, espalhadas por toda a cidade. Não tem como não ver, mesmo que você não queira.
O livro reúne ainda cases de sucesso, dicas e pesquisas realizadas pela autora. Ele fala da importância dessa nova mídia dos ônibus, que se torna mais comum e usual no cotidiano das grandes cidades. Para profissionais é um aprofundamento no assunto e serve também para leitores de fora da área como algo interessante para os mais curiosos. Quem lê o livro descobre que veicular publicidade em ônibus pode ser para qualquer um, independente do tamanho da empresa.
Ele foi lançando em julho do ano passado e escrito por Teresinha M Abreu. O livro é da editora Synergia. Possui 220 páginas e custa em média 65 reais.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Politicamente correto

Proteger o ambiente e pensar no próximo é basicamente o assunto que predomina já alguns anos. Diversas empresas estão tentando participar dessa “moda” e ser politicamente corretas. A Coca-Cola, por exemplo, lançou uma nova embalagem feita com plantas e cana de açúcar. As garrafas ficaram idênticas às feitas de plástico comum, até com o mesmo peso, mas as pesquisas mostraram que essa nova embalagem deixa no meio ambiente uma pegada menor de carbono e isso em números representa em média 15% a menos do que uma garrafa normal. O presidente da empresa afirma que essa é a primeira garrafa da geração futuro.

A Coca não foi a única a fazer isso. Indiretamente ela estimulou sua maior concorrente a fazer algo semelhante. A Pepsi lançou quase na mesma época um saquinho biodegradável feito de plantas para os salgadinhos SunChips.

Outra empresa que adotou boas maneiras para preservar o ambiente foi a Nestlé. Ela lançou no mercado um programa de reciclagem de embalagens e todas aquelas que seriam descartáveis agora são reaproveitáveis. Assim, formam novos produtos e ganham um novo destino sustentável. As embalagens de chocolates viraram bolsas, mochilas e estojos. O principal da ação é que a empresa incentiva não só a coleta das suas embalagens, mas de qualquer outra marca de chocolates. Izael Sinem Junior, diretor de Comunicação e Marketing da Nestlé afirma: “Esperamos que os consumidores abracem essa iniciativa conosco e tenham participação ativa na coleta de embalagens de chocolate, que serão reutilizadas para a produção de artigos diferenciados".

Não só empresas do ramo alimentício fizeram suas modificações para se tornarem “Eco”. A marca Havaianas, também tem uma consciência ambiental. Sempre sobram pedacinhos de borrachas e para não haver desperdícios eles reaproveitam 90% em outras sandálias e os 10% que sobram são aproveitadas em outras indústrias. Todos deveriam adotar essa iniciativa. O planeta agradeceria.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Christina Carvalho Pinto

Christina Carvalho Pinto, desde seus 17 anos queria ser redatora, foi sozinha para a capital e consegui realizar seu sonho. Andava descalça dentro da agência, um universo que era só dos homens na década de 70. Hoje ela é a mais importante personalidade desse mundo profissional, um símbolo da consciência ética na área e tem sua própria empresa de comunicação, a Full House, onde ela controla tudo e em todas as áreas, Full Jazz Propaganda, Full Tecno (Internet), Full Direct (marke-ting direto) e Full Jazz Comunidade (desenvolvimento de marcas cidadãs). Ao longo de sua carreira, consegui vários prêmios e nunca largou sua filosofia de trabalho que era defender a importância dos profissionais de criação dentro da agência. Passou por grandes agências como: Thompson, Saller e McCann. Ela criou uma revolução na publicidade brasileira, pois foi a primeira a liderar um grupo multinacional na América Latina, o Young & Rubicam. Foi eleita duas vezes a “Profissional de Propaganda do Ano pelo Premio Colunistas” além de receber o título de “Mulher mais influente do Brasil”, no setor de propaganda e marketing. Isso mostra que as mulheres também têm seu espaço no mercado publicitário.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Agência Africa

Banco Itaú é um dos clientes da África


A agência África, fundada em 2002 por Nizan Guanaes e mais quatro sócios, figura atualmente entre as quatro maiores do país. O nome foi escolhido para que fosse lembrada também fora do país. E mesmo senda brasileira, ela consegue ser reconhecida internacionalmente por ter contas de grandes clientes como Itaú, Redecard, Walmart e Vale. Faz parte do Grupo ABC de Comunicação, que foi apontado recentemente como Global Growth Company pelo Fórum Econômico Mundial de Davos.
A agência também atua em marketing e branding (gestão de marcas). O sucesso aconteceu porque os sócios fazem questão de participar diretamente nos negócios e ações juntos com seus clientes. E um fato curioso é que cada cliente tem sua sala exclusiva dentro da empresa.
A agência recebeu o prêmio de “Empresa de publicidade mais admirada do Brasil”, pelo quinto ano consecutivo. O mais interessante é o jeito espontânea da empresa, este é seu principal diferencial, uma filosofia adotada desde o lançamento da empresa. Possui um time de profissionais excelentes como Sérgio Gordilho, que comanda toda a área de criação, Luiz Fernando Vieira, que lidera o departamento de mídia, e Olivia Machado, responsável por toda a parte administrativa e financeira da agência.
Inovação digital nos negócios e gestão são as principais apostas de seus sócios para que a agência alcance cada vez mais pontos no mercado, visando sempre o desempenho de cada campanha lançada com uma dinâmica integrada de trabalho.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Por dentro da Publicidade

O mundo publicitário sempre gerou curiosidades e interesse nas pessoas, o berço de idéias mirabolantes que se transformam em campanhas que geram diferentes impactos em todos os públicos. Mas o grande mistério é saber como essas idéias nascem, como funciona todo o processo de criação, como saber aonde anunciar, e como manter o produto ou serviço que está sendo divulgado na cabeça das pessoas.
Para entender como funciona esse processo de criação é preciso saber que uma agência de publicidade é formada por diferentes partes onde cada uma representa uma peça fundamental de um quebra cabeça. Quebra cabeça que se transforma naquele comercial ou anúncio que fica na cabeça das pessoas, aquele comercial específico que vai ser procurado no Youtube e que vai ser para sempre referência para a publicidade.
Uma agência completa possui sete funções principais, sete áreas de trabalho:
Atendimento, Tráfego, Planejamento, Criação, Mídia, RTVC, Produção Gráfica.
De acordo com a lei atual, uma empresa só pode ser classificada como Agência de Publicidade e Propaganda se esta oferecer os três principais serviços de uma agência:
Atendimento – Responsável pelo contato com o cliente, a equipe de Atendimento recebe a proposta e o problema de comunicação trazido pelo cliente, elabora um briefing e o planejamento de comunicação para atingir as necessidades desse cliente.
Criação – A parte mais criativa da agência, a Criação da forma às idéias, em peças eletrônicas e impressas.
Mídia – Responsável pelo desenvolvimento de uma programação para veiculação das peças, cuida da reserva dos espaços nos veículos além de conferir se as veiculações foram feitas de acordo com o planejado.
W-McCann, DPZ, África são as três maiores agências do Brasil comandadas pelos respeitados Washington Olivetto, Roberto Duallibi e Nizan Guanaes respectivamente.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ciclo de atualidades – Parte 2

Leonardo Pimentel, Fabro Steibel e Alfredo Bokel


O segundo e último dia do ciclo de atualidades foi marcado pelo alto nível dos palestrantes. O encerramento teve como tema “A internet e os novos destinos da informação”. O primeiro convidado Alfredo Bokel, (editor do site do Galvão Bueno e do Jornal Nacional), o jornalista disse que o fator determinante para uma campanha bem sucedida é o olhar que o telespectador dá. Ele afirmou ainda que a Internet gerou mudanças na relação do público com a informação, na forma de trabalho e que as mídias sociais estão servindo como fonte de informação.
O segundo palestrante, Leonardo Pimentel da Luz falou que tudo que se coloca na Internet não é esquecido e tem importância, pois as campanhas têm uma reação grande do público. Pimentel falou um pouco sobre suas experiências de trabalho como editor na Agência O Globo e afirmou: “A Internet facilitou ouvir novas vozes” e “Todo mundo é gerador de informação”.
O último a falar foi o publicitário Fabro Steibel, ele que tem um extenso currículo deu um novo olhar sobre marketing político na Internet. Comentou também sobre a campanha do Obama para presidência dos Estados Unidos que foi totalmente viral e acabou dando certo. Os políticos brasileiros utilizaram os mesmos recursos que o atual presidente e tinha um foco no Twitter. Ele falou que a Internet é uma rede enorme para se trabalhar assuntos como a política, porque acaba possibilitando que pessoas comuns participem e se sintam importantes. Ele afirmou ainda que a “Internet tem a força de pautar o tema e o poder da desmistificação da imagem na Internet”, pois assim acontece a democratização da informação pela própria Internet.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ciclo de Atualidades - Parte 1

Fábio Carvalho, professora Adriane como moderadora, Renata Tasca e Ricardo Schott


O primeiro dia de palestras do Ciclo de Atualidades foi marcado pela presença de três grandes nomes do meio profissional. A palestra sobre “Internet e publicidade: as tendências como o novo perfil profissional” começou com Fábio Carvalho que coordena as mídias sociais da agência Textual Comunicação. Ele falou um pouco de planejamento estratégico, do casamento entre marcas e seus consumidores e que as marcas perceberam que precisam se aproximar do seu público. O ponto principal foi que o conceito é igual à personalidade da marca e que com os blogs todos viram mídias, pois é um espaço público para expressão de opiniões.
Já a segunda palestrante, Renata Tasca, falou um pouco de como fazer idéias diferentes acontecerem para conquistar o público, aliado com a tecnologia e de como é trabalhar em uma empresa de inovação como a Biruta. Sua palestra foi bem descontraída, ela também explicou a diferença entre novidade e inovação, contou um pouco sobre ações que a empresa já realizou como a do “Movimento dos sem namorados” e terminou com a seguinte frase: “Inovação é trabalho sério”.
O terceiro e último palestrante do dia, Ricardo Schott, é gerente de conteúdo da LabPop Content. Ele falou sobre como identificar o problema, para descobrir o que pode ser útil na comunicação da empresa com seus clientes, além de dizer que as redes sociais facilitaram esse contato com o público consumidor afirmando: “O futuro está no comando”.

Contatos:

Ricardo Schott:
ricardoschott@labpopcontent.com.br
@ricardoschott
www.facebook.com/ricardo.schott

Fábio Carvalho:
@fabiocarvalho

Renata Tasca
renata@biruta.com.br
@retasca
Alunos do curso de comunicação social

terça-feira, 17 de maio de 2011

Atualize sua vida na velocidade da informação.

Informação e entretenimento em um só lugar. Agora você pode visitar os blogs do curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho a qualquer hora. Cada especialidade mostra um olhar detalhado de sua área.
O blog da AGEXP apresenta assuntos relacionados à publicidade além de cultura, curiosidades e muito mais. O blog da TV Gama fala sobre assuntos do momento e posta algumas matérias dos programas Papo cabeça e Mosaico. O Fotogama, o blog de fotografia, aborda assuntos do universo fotográfico além divulgar os trabalhos e produções feitas pelos próprios alunos do curso. Já o UGFJornalismo fornece informações e dicas sobre filmes, livros além de postar o vídeo e a tirinha da semana. O blog da Rádio Gama apresenta notícias, a previsão do tempo e você ainda pode ouvir toda a programação da rádio on line.

Todos os blogs podem ser visitados a partir do Gamacom, que funciona como um portal, reunindo projetos das diferentes disciplinas do curso e alguns destaques das principais notícias de cada um dos outros blogs.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Exposições para o mês

Esse mês o Centro Cultural Banco do Brasil, que sempre apresenta exposições interessantes mostra um projeto diferente. A exposição “Introdução ao terceiro mundo” de Marilá Dardot é formada por peças exclusivas e individuais de artistas brasileiros contemporâneos. Elas foram criadas especialmente para o local. Mostram ainda novas perspectivas visuais para que o público tenha um olhar atualizado sobre a arte contemporânea brasileira. Quase um mini museu com lacunas que permite ao visitante fazer conexões entre todas as coisas que estão naquele espaço. A exposição fica de terça a domingo até o dia 12 de junho com entrada franca. Ainda no CCBB pode ser encontrada a programação oficial do Foto Rio 2011: “Eu me desdobro em muitos – a auto-representação na fotografia contemporânea”. Para quem gosta de diversificação em programas culturais, de 30 de maio a 10 de julho é uma ótima pedida.



O museu de arte moderna (MAM) também tem uma programação especial esse mês. O artista Daniel Blaufuks expõe suas fotografias em projeções. Ele mostrou a cidade do Rio de Janeiro de uma forma subjetiva e poética, a partir das suas próprias impressões e vivencias. O projeto é para o artista como uma leitura pessoal da cidade que vive em transformação. Será apresentado ainda um vídeo “The Daily Practice", filmado no Rio em 2007 e mais alguns filmes do autor. A exposição fica de 6 de maio até 21 de agosto.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Revista “Manchete” e Revista “O Cruzeiro”

A principal revista ilustrada brasileira do século XX, a revista “O Cruzeiro”, foi fundada por Carlos Malheiro Dias. Sua primeira publicação aconteceu em novembro de 1928 e ela foi importante porque inovou e introduziu novos meios gráficos e visuais na imprensa do país. Falava um pouco de tudo, de cinema a esportes e até assuntos relacionados à saúde. Essa variedade contava ainda com pequenas seções de charges, política e moda. O ponto alto da revista se deu com a cobertura do suicídio de Getúlio Vargas em 54. Atingiu a marca impressionante de 720.000 exemplares vendidos, número que se manteve nessa média nos anos seguintes. Mas isso não foi suficiente para que a revista permanecesse viva. Nos anos 60 ela entrou em crise dando início ao seu declínio e em 1975, seu fim, fato que se deve à implantação com força total das televisões no Brasil e surgimento de novas publicações como as da revista Manchete.
A revista Manchete por sua vez, era publicada semanalmente de 1952 a 2000. O nome da revista, originalmente criado por seu fundador, Adolpho Bloch, foi dado posteriormente à rede de televisão.
Relançada em 2002 pela editora Manchete, deixou de ser semanal passando a ter edições esporádicas e especiais como o carnaval. Inicialmente era pouco atraente, mas ela chegou a ser considerada a segunda maior revista do século, perdendo apenas para “O Cruzeiro”.
Como eram da mesma época, a comparação entre as duas revistas era inevitável. Elas influenciaram grande parte da população com suas características editorais bem marcantes.
Hoje em dia sabemos que o mantém uma revista não são os assinantes, mas as publicidades anunciadas, elas são fundamentais até para a formação de opinião. Mas que as duas tiveram muita influencia na formação da mentalidade das pessoas, ninguém tem dúvidas.



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pescando Lucros

A Internet era um dos poucos lugares onde a compra por impulsos não nos atingia, sempre que procurávamos algo em alguma loja virtual já tínhamos pensado no que iríamos comprar, éramos objetivos e rápidos, porém com o surgimento de sites de compras coletivas o impulso começa a fazer parte da nossa vida de compras virtuais.
Os lucros das vendas pelos sites de compra coletivas na maioria das vezes não é alto pois além dos descontos de no mínimo 50% o próprio site ganha uma comissão em cima das vendas sendo assim mesmo que o número de vendas seja gigantesco parte do dinheiro é usado para pagar o site e outra partir para cobrir as despesas dos descontos oferecidos.
A grande vantagem de unir forças a um site de compra coletiva para uma propaganda gratuita e sincera: o Boca a Boca feita pelo próprio cliente. Com um cupom vendido a empresa tem um cliente garantido além da possibilidade desse clientes levar amigos.
Então na hora do lucro da empresa junto ao site de compra não pe o valor daquela venda e sim um investimento que trará lucros num futuro e não de imediato.

terça-feira, 10 de maio de 2011

"TIHUANA É TNT"




Filmes são ótimos para lançar campanhas publicitárias, foi isso o que fez o energético TNT. Pegou uma carona com o filme “Tropa de Elite 2, o inimigo agora é outro”. Os publicitários da agência Multi Solution, responsáveis pela campanha usaram a banda Tihuana, que cantam a principal música do filme. E funcionou muito bem, pois que momento melhor para lançar uma campanha de um energético do que junto com o lançamento do melhor filme de ação feito no Brasil? O enérgético Red Bull, seu principal concorrente sempre cria eventos de grande porte para ser lembrado por todos, mas dessa vez a marca TNT inovou com uma grande idéia. Ela vem com um time forte de 17 profissionais, os chamados “Atletas TNT” dos esportes de ação como Trekinho do surf, Otávio Neto do skate, as gêmeas Bia e Branca do nado sincronizado, entre outros. Uma parte da música diz “(...) na veia a adrenalina é vitamina pra vencer, é nitroglicerina, é pura TNT. Pode tentar, você pode até querer, mas se for detonar tem que ser TNT”. E uma curiosidade: a versão completa da música entrou no último álbum da banda. A composição da letra da música junto com o Slogan “Detone TNT” dão o foco do comercial além de ganhar o “Top of Mind” e reconhecimento do público. Foram veiculadas além do comercial, peças impressas em revistas de esporte e até outdoors.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Agência DPZ




Mais uma agência brasileira faz sucesso no mercado. A DPZ comemorou em 2008 quarenta anos de puro sucesso. Fundada em São Paulo pelos sócios Roberto Duailibi, Francesc Petit,e José Zaragoza, a agência nasceu em um momento de recessão econômica. O êxito não veio de imediato, mas os três publicitários provaram que a agência tinha futuro quando apareceram no mercado trabalhos criativos, ganhando assim vários prêmios.
No meio do caminho foram encontrados alguns problemas como a censura, que na época era bem mais rigorosa que agora. A agência chegou a ter um de seus comerciais tirados do ar. A propaganda era do Peru Sadia e os membros do conselho achavam que existia um duplo sentido.
Com o marco dos 40 anos no mercado, foi lançando também um livro comemorativo onde os sócios destacaram seus maiores compromissos para que a empresa alcançasse o topo: verdade, originalidade, bom gosto e moral nos negócios. Além desses aspectos, Petit ainda exalta o talento de todos os grandes profissionais que passaram pela DPZ como Washington Olivetto e Marcello Serpa e contribuíram de alguma forma para que a agência ficasse entre as melhores do país. Por esse fato a DPZ é considerada uma escola, ou a “mãe” das agências.
Ao longo da trajetória profissional foram criados personagens famosos que são lembrados até hoje como o baixinho da Kaiser e o Alfredo do papel higiênico da Neve. É assim, com irreverência e um estilo inovador que percebemos a presença de uma grande agência no mercado, fortalecendo ainda mais a marca de seus clientes.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Rivalidade entre irmãos na publicidade

Entre as três marcas de material esportivo e tênis mais famosas do mundo, duas delas têm suas histórias em família: Adidas e Puma. A Adidas é uma empresa alemã. Seu nome teve origem do seu fundador: Adolf Dassler (junção do apelido “Adi” com o início de seu sobrenome “Das”). Ele, que começou produzindo sapatilhas junto com seu irmão Rudolf Dassler na cozinha de sua mãe, fundou a marca em 1920. O sucesso da marca se deu em 1936, durante os Jogos Olímpicos de Verão. Adolf foi até a Vila Olímpica e convenceu o velocista Jesse Owens a usar os sapatos produzidos por ele. Após o velocista ganhar quatro medalhas de ouro a reputação dos sapatos foi vista de forma positiva o que despertou o interesse de vários treinadores.


Em meados de 1947, depois de 28 anos juntos e uma série de desentendimentos, os irmãos, resolveram dividir a empresa, o que deu origem a “Ruda”, empresa que hoje conhecemos como Puma (fundada pelo irmão de Adi, Rudolf Dassler).
Hoje a Adidas possui suas próprias lojas espalhadas por todo o mundo além de ser uma das maiores patrocinadores dos mais variados esportes. Em 2005 comprou a empresa Reebok e passou a disputar em proporções iguais o mercado com a sua principal concorrente: Nike. É a distribuidora de uniformes de renomadas seleções além de contribuir com chuteiras e bolas, como a Jabulani, por exemplo, usada na última Copa do Mundo em 2010. Curiosidade: as três listrinhas que formam a identidade visual foram criadas pelo próprio Adolf assim que fundou a marca, mas só se popularizaram em 1962.
Já Rudolf, dono da Puma, para alcançar o mesmo sucesso que o irmão resolveu usar um caminho que já tinha traçado no passado. Ele percebeu que dava certo usar esportistas famosos para fazer relação com a marca, sem querer ele descobriu ainda o Marketing Esportivo. Ele tinha uma boa visão e já na Copa de 50 todos os jogadores da seleção alemã usavam calçados Puma. O mesmo aconteceu dois anos depois nas Olimpíadas. A marca já teve como garoto propaganda Pelé além de outros jogadores tão famosos quanto ele. Curiosidade: Na década de 60 a Puma criou um processo novo e diferente para fabricar chuteiras e deu tão certo que 80% das outras fábricas adotaram o mesmo processo.
Enfim, se não fosse a existência da Nike no mercado a família Dassler teria as duas marcas mais valiosas do mundo.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Steven Paul Jobs

Quem nunca ouviu falar de Steve Jobs? Suas características físicas podem não ser tão famosas, mas seu nome tem muito valor. Nascido na Califórnia é o fundador de uma das maiores empresas de informática: a Apple. Sempre dando valor à inovação e o design, foi assim que ganhou notoriedade, além de criar ferramentas super funcionais para facilitar cada vez mais a vida do homem com as tecnologias. Em 1986 ele comprou a Pixar Studios por 5 milhões de dólares e consegui uma parceria com a Disney. Uma marca forte pode ajudar até a minimizar os estragos de uma crise. No caso da Apple ela consegue isso com suas publicidades.

Suas ações publicitárias no passado eram mais ligadas ao design. As cores dos computadores eram o principal diferencial das campanhas, além dos acessórios. Essa do iMac traz o texto: “Chic, não nerd”. As novas peças feitas pela Apple visam mais a modernidade e funcionalidade dos aparelhos que ficam cada vez mais finos e perfeitos. Jobs acredita ainda que uma equipe organizada é fundamental em todo processo de criação de suas campanhas.
Para quem se interessar pela vida de Jobs, vale a pena assistir ao filme “Piratas do Vale do Silício”, que conta um pouco sobre sua trajetória e sua antiga “rivalidade” com Bill Gates, dono da Microsoft. Em 2012 será lançada ainda a primeira biografia de sua vida autorizada pelo próprio, que está sendo escrita desde 2009.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Wave Festival




O festival de publicidade mais famosos de todos os tempos da América Latina voltou ao Rio de Janeiro para sua quarta edição. O Wave Festival in Rio foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril no hotel Copacabana Palace. Ele tem como objetivo reconhecer os publicitários mais talentos e a criativos do ano e premia-los. Além das premiações nas nove diversas categorias, o festival também oferece palestras com profissionais renomados internacionalmente. No total entre inscrição, seminários e jantar de premiação o custo do festival fica em R$950,00 (full pass).

Esse ano os participantes optaram por discutir temas como “Marketing Interativo” e “Merchandising da Marcas” o festival é idealizado pelo Grupo M&M e alguns patrocínios como o da emissora Band. "Os ganhadores do Wave levam para casa mais que um troféu, pois adquirem também o passaporte para o universo daqueles que foram contemplados nos grandes festivais de comunicação" afirma Maria Laura Nicotrero, diretora executiva de eventos do Grupo M&M. Este ano foram premiados 180 trabalhos sendo cinco Grand Prix, 49 Ouros, 54 Pratas e 70 Bronze. A entrega aconteceu dia 19 durante o jantar. Quem se interessar pode conferir as informações completas pelo site: www.wavefestival.com.br.