sexta-feira, 20 de maio de 2011

Por dentro da Publicidade

O mundo publicitário sempre gerou curiosidades e interesse nas pessoas, o berço de idéias mirabolantes que se transformam em campanhas que geram diferentes impactos em todos os públicos. Mas o grande mistério é saber como essas idéias nascem, como funciona todo o processo de criação, como saber aonde anunciar, e como manter o produto ou serviço que está sendo divulgado na cabeça das pessoas.
Para entender como funciona esse processo de criação é preciso saber que uma agência de publicidade é formada por diferentes partes onde cada uma representa uma peça fundamental de um quebra cabeça. Quebra cabeça que se transforma naquele comercial ou anúncio que fica na cabeça das pessoas, aquele comercial específico que vai ser procurado no Youtube e que vai ser para sempre referência para a publicidade.
Uma agência completa possui sete funções principais, sete áreas de trabalho:
Atendimento, Tráfego, Planejamento, Criação, Mídia, RTVC, Produção Gráfica.
De acordo com a lei atual, uma empresa só pode ser classificada como Agência de Publicidade e Propaganda se esta oferecer os três principais serviços de uma agência:
Atendimento – Responsável pelo contato com o cliente, a equipe de Atendimento recebe a proposta e o problema de comunicação trazido pelo cliente, elabora um briefing e o planejamento de comunicação para atingir as necessidades desse cliente.
Criação – A parte mais criativa da agência, a Criação da forma às idéias, em peças eletrônicas e impressas.
Mídia – Responsável pelo desenvolvimento de uma programação para veiculação das peças, cuida da reserva dos espaços nos veículos além de conferir se as veiculações foram feitas de acordo com o planejado.
W-McCann, DPZ, África são as três maiores agências do Brasil comandadas pelos respeitados Washington Olivetto, Roberto Duallibi e Nizan Guanaes respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário